Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

25/05/2017

Unespar formaliza parceria com Universidad Tomás Frías, da Bolívia

Unespar formaliza parceria com Universidad Tomás Frías, da Bolívia

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estabeleceu mais uma parceria com foco na internacionalização. A partir de agora a instituição também poderá desenvolver atividades com a Universidad Autónoma Tomás Frías (UATF), da Bolívia. A formalização aconteceu durante plenária da Rede Zicosur Universitário, realizada na cidade de Salta, Argentina. O termo foi assinado pelo vice-reitor, professor Sydnei Kempa, e pela diretora do Escritório de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki.

A parceria é resultado da aproximação entre as universidades. Em março, o reitor da UATF, professor Luis Ferrufino Terceros e a responsável pelas ações de Relações Nacionais e Internacionais, Rosario Vásquez Araujo, participaram de visita-técnica na Unespar. Na passagem, conversaram com a equipe de gestão e com a coordenação do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, ofertado no campus de Campo Mourão. A primeira ação conjunta que está em articulação é uma missão acadêmica para Potosí, cidade boliviana onde está instalada a universidade.

Plenária Zicosur

A plenária da Rede Zicosur aconteceu na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, com a presença dos representantes de mais de 20 universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. O encontro foi organizado pelo reitor da Universidade de Salta (UNSa), Antonio Fernández Fernández, e conduzida pela presidente e reitora da UEL, professora Berenice Quinzani Jordão.

O evento foi a primeira reunião dos reitores cujas universidades públicas fazem parte da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur). Os participantes trataram sobre ações para consolidar redes temáticas para a integração e o desenvolvimento social, econômico e cultural da macro região latinoamericana que constitui a rede. Entre os assuntos específicos abordaram o incremento da mobilidade acadêmica/docente, estudantil e técnico-administrativa para o intercâmbio de experiências e metodologias e no estabelecimento de projetos e pesquisas comuns para o fortalecimento do Ensino Superior.

A programação também contou com conferência sobre aplicações de energias renováveis proferida pelo diretor do Instituto de Pesquisa em Energia não Convencional da UNSa, Angél Candorí.

Além da Unespar, as outras seis universidades estaduais do Paraná estiveram presentes. A próxima plenária de reitores será realizada no final do segundo semestre no campus de Foz do Iguaçu da Unioeste.

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Unespar formaliza parceria com Universidad Tomás Frías, da Bolívia
Unespar formaliza parceria com Universidad Tomás Frías, da Bolívia
Unespar formaliza parceria com Universidad Tomás Frías, da Bolívia

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal