Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

06/06/2017

Município aumenta áreas de preservação ambiental permanente.

Município aumenta áreas de preservação ambiental permanente.

Este ano Campo Mourão ganhou novas áreas de preservação ambiental permanente com ampliação de áreas territoriais das Unidades de Conservação da Natureza localizadas no Parque Municipal do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira e no Parque Gralha Azul (junto ao Conjunto Diamante Azul).

Também foi criada uma Unidade Nova no Lote 7H às margens da PR 317, que abrange importante área de Cerrado Brasileiro.

Com esta iniciativa do Governo Municipal a área urbana voltada à preservação permanente praticamente dobra.


 O Município que contava com 324.478,4 metros quadrados, ganhou mais 300.247,89 metros de quadrados de novos espaços verdes em seu entorno, e tem hoje conta com mais de 1.151 milhão de metros de áreas preservadas em Parques Municipais.

Os decretos e portarias fora publicados pelo Município em órgão oficial e a responsabilidade de zelo e preservação será da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além de fazer um papel importante para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida as novas áreas vão permitir o aumento do repasse de ICMS Ecológico pelo Governo do Estado.
 

PARQUE GRALHA AZUL- Considerando o ecossistema florestal contíguo ao Parque Municipal Gralha Azul e sua importância para a biodiversidade local e regional, representante dos Biomas Floresta Estacional Semidecidual e Ombrófila Mista, a área foi ampliada em mais 24.789,83 metros quadrados.

 O Parque localizado na Asa Leste, nas proximidades do Jardim Tropical I, abrange parte de mata na Rua Sanhaço e de 42.278,41 m2 passa a contar com 67.068,24 m2, o equivalente a 67,06 hectares.
 

PARQUE DO LAGO - Também foi ampliada a área territorial da Unidade de Conservação da Natureza do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, que também quase dobra em área com novos 255.447,10, e dos 229.600,00 metros quadrados que tinha anteriormente passa a contar com 485.047,10 metros quadrados de área preservada, nas divisas com os Jardins Shangrilá, Lis I e II e Flora IV e Condomínios Rio do Campo e do Lago. Pelo Decreto o local também passe a se denominar Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira. 
 

LOTE 7 H- Já a Unidade de Conservação da Natureza localizada no Lote "7-H", localiza-se às margens da PR 317 e abrange importante área de Cerrado Brasileiro. Sua criação atende à antiga reivindicação da comunidade científica, porque integra um sistema ecológico importante com milhões de ano, e uma biodiversidade única.

 Esta a Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral fica denominada Estação Ecológica Municipal "Lote 7-H", com área territorial de 20.010,96 metros quadrados.
 

A Estação Ecológica Municipal tem por finalidade conciliar a efetiva proteção da biodiversidade, em especial, remanescentes de flora e fauna, bem como a manutenção de paisagem natural local, tendo como objetivo a sua destinação para fins educativos, científicos e culturais.

A administração, supervisão e manutenção da Estação Ecológica Municipal serão executadas pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

A administração poderá firmar Convênios com órgãos públicos e entidades privadas, visando à consecução dos objetivos propostos.


Fora do perímetro urbano há também o Parque Estadual Lago Azul, que acrescentam cerca de 9.142.400,00 metros quadrados aos Parques ecológicos de Campo Mourão.

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Município aumenta áreas de preservação ambiental permanente.
Município aumenta áreas de preservação ambiental permanente.

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal