Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão Eventos

13/06/2017

Eleição de novos conselheiros motiva realização do Fórum Municipal de Cultura de Campo Mourão

Eleição de novos conselheiros motiva realização do Fórum Municipal de Cultura de Campo Mourão

A Secretaria Especial de Cultura via Fundação Cultural de Campo Mourão realiza em julho o Fórum Municipal de Cultura. Na ocasião será feita a eleição para escolha dos novos conselheiros que integrarão o Conselho Municipal de Políticas Culturais. A eleição será através de voto de Agentes Culturais e Observadores, que já podem se inscrever na Fundacam até 12 de julho. Convidados também poderão participar, mas não poderão votar. Interessados em ser Conselheiros também devem ser inscrever junto a Fundacam até 07 de julho.

O Fórum Municipal de Cultura de Campo Mourão será realizado no dia 29 de julho de 2017 sábado, no horário das 14 às 18 horas, na Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes, na Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello. A coordenação será da Secretaria Especial de Cultura/Fundação Cultural e de uma Comissão especialmente nomeada para este ato. Candidaturas deferidas e agentes e observadores que poderão votar terão nome publicado em órgão oficial do Município dias 18 e 21 de julho, respectivamente.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC é composto por até 26 membros, sendo 13 titulares e 13 suplentes, representantes das áreas de Artes plásticas, Biblioteconomia, Dança , Educação, Folclore, Letras, Cinema, fotografia e vídeo, Música, Produtores Culturais, Teatro  e Administração pública municipal.

Poderão se inscrever na Fundacam para participar do Fórum Municipal de Cultura todas as pessoas interessadas na condição de Agente (com atuação em atividades culturais nas áreas pública ou privada) e de Observador (pessoa interessada, domiciliada em Campo Mourão que não se inscreveu como Agente). O participante inscrito como Agente participará do Fórum com direito de voz e voto e o Observador terá direito apenas a voz, sem direito a voto. O Convidado limitar-se a participar como ouvinte.

O Fórum Municipal de Cultura - 2017 será presidido pela Secretária Especial de Cultura/Diretora-Presidente da Fundação Cultural de Campo Mourão Marley Formentini que, para organização e desenvolvimento das atividades, contará com o apoio de equipe de Assessoria Técnica, Administrativa e de Relatoria integrada.

 À Assembleia Geral, instância máxima do Fórum Municipal de Cultura, formada pelos participantes inscritos compete participar do processo de eleição dos inscritos para as vagas do Conselho Municipal de Políticas Culturais, votando de forma pessoal e conforme sua livre escolha, nos candidatos que se apresentarem às áreas oferecidas. Para informações, realizar contato pelo telefone (44) 3523-9439 no horário das 8h às 11 horas  e das 13h30 às 16h30 ou pelo e-mail: ddc@fundacam.com.br. .

“Entendemos que a partir desta eleição teremos um Conselho forte, participativo e integrado às necessidades pertinentes à construção de políticas públicas municipais na área da cultura, que atendam da melhor maneira nossa comunidade e o contido nas leis que regem esta Fundação Cultural/Secretaria Especial de Cultura”, ressalta a Secretária de Cultura Marley Fomentini.

A posse dos eleitos do Conselho será dia 4 de agosto na Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes/Biblioteca Pública Municipal Prof. Egydio Martello juntamente com os indicados da Secretaria Especial de Cultura/Fundacam/Prefeitura Municipal.

 

O Conselho Municipal de Políticas Culturais possui caráter normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador e tem por finalidade apresentar à Secretaria Especial da Cultura uma proposta de política cultural para o município; Opinar junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano quanto às propostas de planejamento municipal na área artístico-cultural; Acompanhar e opinar, em conjunto com a Secretaria Especial da Cultura, quando da elaboração do projeto de lei sobre diretrizes orçamentárias, no que tange a investimentos no setor; Apresentar uma política de investimentos das dotações definidas em lei específica. Acompanhar, fiscalizar e elaborar parecer sobre as realizações artístico-culturais financiadas pelas dotações definidas em lei; Sugerir instrumentos para estimular a democratização das atividades de produção e difusão artísticas no município, assegurando cidadania cultural e de preservação da memória histórica, social, política e artística;. Emitir pareceres e prestar informações sobre assuntos que digam respeito à cultura. Manter intercâmbio com os conselhos federal, estaduais e municipais de cultura e de outros órgãos afins; Incentivar pesquisas sobre a memória do município, nas áreas de letras, ciências, artes, folclore, história, filosofia, ecologia, política e religião, além de outras afetas à sua área de atuação; Estimular a coleta, incorporação, preservação e disseminação de documentos referentes a expressões culturais da comunidade; Atuar perante os diversos segmentos da sociedade, entidades públicas e privadas, procurando sensibilizá-los para a importância do investimento na área da cultura, como forma de democratizar o acesso aos bens culturais e sua fruição; Elaborar parecer sobre a avaliação e prestação de contas dos projetos culturais e artísticos financiados pelo Fundo Municipal Culturais de Políticas Culturais – FMPC.

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal