Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Política

21/06/2017

Raquel Dodge: Lava Jato se preocupa em aperfeiçoar trabalho

Raquel Dodge: Lava Jato se preocupa em aperfeiçoar trabalho

A procuradora Raquel Dodge, candidata ao cargo de procuradora geral da República, afirma que os integrantes da Lava Jato tem uma preocupação constante em aperfeiçoar o trabalho desenvolvido há mais de três anos, quando começou a operação.

"Com razão, pontuam que precisam de mais assessores e melhores recursos técnicos, para auxiliar na verificação da autenticidade, validade da prova e na sua aptidão para sustentar a acusação dos investigados em juízo”, afirmou ela ao blog

De acordo com a procuradora, a Lava Jato tem exposto a "verdade real" e o trabalho continuará a ser aprimorado para garantir celeridade tanto no arquivamento dos casos em que não há elementos mínimos de crime, quanto para obter as condenações devidas.

Raquel Dodge é um dos oito candidatos a lista tríplice organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). 
 
Marcada para o dia 27 deste mês, a eleição contará com os votos de cerca de 1300 procuradores para escolher os três principais nomes para suceder de Rodrigo Janot, que deixa o cargo em setembro.
 
A sequência de nomes será enviada ao presidente Michel Temer no momento em que ele é investigado na própria PGR pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de justiça e organização criminosa. 
 
Apesar de poder escolher qualquer um dos três nomes, desde o governo Lula o primeiro da lista tem sido conduzido para liderar a PGR. 

Com atuação na área criminal, Raquel Dodge foi coordenadora da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e comandou a Operação Caixa de Pandora, que prendeu o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. 

Ela é apontada como a favorita a ser escolhida, caso entre na lista tríplice. A seguir, a entrevista com a procuradora que ingressou no Ministério Público Federal em 1987:

Blog – Na sua opinião, a Lava Jato precisa de algum aperfeiçoamento ou mudança de métodos? A senhora pretende alterar procedimentos? Quais?

Raquel Dodge – O aperfeiçoamento do trabalho é uma preocupação constante dos membros da Lava Jato. Com razão, pontuam que precisam de mais assessores e melhores recursos técnicos, para auxiliar na verificação da autenticidade e validade da prova e na sua aptidão para sustentar a acusação dos investigados em juízo. O número de casos sob investigação tem aumentado em cada nova etapa da operação a exigir natural reforço dos meios já disponíveis. Há também preocupação em recuperar o dinheiro desviado, em preservar o sigilo legal da investigação em curso e prevenir o uso indevido das informações, o que exige a aprovação de um protocolo da cadeia de custódia dos dados sigilosos e elevada cooperação internacional. Avançou-se muito. Proponho-me a apoiar este trabalho para continuar a garantir resultados bons e céleres como os já alcançados.

Blog – O Ministério Público já foi criticado por excessos na operação. Qual a sua avaliação dessas críticas e do andamento da Lava Jato?

Raquel – A Lava Jato estabeleceu um padrão de trabalho que conquistou muita credibilidade perante a opinião pública e pode ser resumido por três critérios: ninguém está acima da lei; resultados judiciais são alcançáveis com a aplicação da lei vigente; e celeridade. Muito dinheiro público foi recuperado e devolvido. Réus foram condenados e a verdade real está sendo exposta. Este trabalho está sendo constantemente aprimorado e continuará a ser, para garantir celeridade tanto no arquivamento dos casos em que não há elementos mínimos de crime, quanto para obter as condenações devidas.

Blog – Que outros focos, além do combate à corrupção, sua gestão promete tocar?

Raquel – O  Ministério Público tem um grande número de atribuições, definidas pela Constituição. Minha proposta é de que todas tenham apoio idêntico ao prestado à atividade criminal. A persecução penal e a tutela coletiva são duas áreas muito relevantes, que devem sempre receber meios adequados para que, em ambas, os resultados possam ser alcançados com o mesmo padrão de eficiência. O país é rico, mas é injusto, porque há grande desigualdade entre as pessoas. Políticas públicas bem elaboradas têm o potencial de superar a desigualdade e prestar serviços de qualidade à população. O dinheiro público que financia estes serviços não pode ser apropriado por corruptos e deve ser devolvido aos cofres públicos. O Ministério Público, por ter atribuições tão relevantes, deve cuidar para elas tenham os meios adequados a alcançar resultados de modo célere.

Blog – Qual sua opinião sobre abuso de poder? Mesmo deixando de lado o caráter político da questão como está colocada hoje, como evitar que autoridades do MP abusem do seu poder?

Raquel – O abuso de poder é ilícito. Os membros do Ministério Público devem ter sua atuação baseada na lei. A lei vigente pune o abuso de poder e deve ser aplicada rigorosamente. O Ministério Público tem adotado várias medidas para prevenir o abuso de poder: constante capacitação de seus membros mediante cursos na Escola Superior do MPU ou em Universidades no Brasil e no exterior; controle dos atos institucionais mediante revisão pelas Câmaras de Coordenação e Revisão, que também estabelecem roteiros de atuação; e pelo poder disciplinar. É uma combinação de meios que previnem o abuso de poder, com potencial de atingir bons resultados.

Blog – Qual é a sua proposta par evitar divergências entre MP e PF nos procedimentos investigatórios?

Raquel – Muito diálogo, com profunda compreensão da atribuição constitucional de cada um, buscando identificar conjuntamente os procedimentos de investigação que serão melhor exercidos ou pela Polícia ou pelo Ministério Público. 

Além de Raquel Dodge, também concorrem ao cargo os procuradores da República Carlos Frederico SantosEitel SantiagoEla Wiecko, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino e Raquel Dodge e Sandra Cureau. O Blog enviou perguntas a todos os candidatos.

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | G1.COM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal