Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

15/08/2017

Índice da Firjan comprovam situação financeira vivida pelo Município de Campo Mourão

Índice da Firjan comprovam situação financeira vivida pelo Município de Campo Mourão

Foi divulgado recentemente um novo índice da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que aponta a situação econômica dos municípios brasileiros, avaliando itens como receita própria, gasto com pessoal, investimentos, liquidez e custo de dívida. E a queda de conceito do Município de Campo Mourão de C (em 2015), para D (em 2016), no quesito gestão fiscal, comprova a situação financeira vivida pela administração municipal, o que tem sido colocado de forma muito clara nos últimos meses pela atual gestão municipal. A avaliação deixou a cidade com nota zero em dois dos cinco itens - gasto com pessoal e liquidez.

No ano de 2010, o conceito chegou a ser B, quando o índice era de 0,703. Em 2015 foi 0,5434 e agora o mesmo caiu vertiginosamente para 0,2672. Os índices, em forma de gráfico, destacam que o município, literalmente, se encontra no “vermelho”, no que se diz respeito a gestão fiscal, o que, claramente, acarreta as dificuldades nos investimentos com recursos próprios por parte da administração.

O Secretário Municipal da Fazenda e Administração, Carlos Alberto Lopes Pequito, destaca que estes números vem apenas mensurar toda a situação que foi encontrada no início de 2017, quando a nova gestão municipal assumiu o município. “É evidente que a encontramos um município financeiramente no [vermelho], como agora aponta o índice da Firjan, devido principalmente ao descontrole financeiro observado principalmente no último ano de 2016. O que temos feito para melhorar esta situação é reduzir os gastos ao máximo e buscar parcerias, principalmente junto aos governos federal e estadual, que nos permitam realizar investimentos, pelos quais o prefeito Tauillo Tezelli tem lutado incansavelmente a cada dia”, conclui Pequito.

O Índice

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo anual criado para acompanhar o desenvolvimento humano, econômico e social dos 5.565 municípios brasileiros, com base exclusivamente em estatísticas oficiais. Ele leva em conta três indicadores: Emprego & Renda, Educação e Saúde. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal