Campo Mourão, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

29/10/2020

Protocolo "Tomate Orgânico" ganha força em Araruna

Protocolo "Tomate Orgânico" ganha força em Araruna

Em Araruna, mais dois agricultores familiares assistidos pelo IDR–Paraná estão produzindo tomate sem o uso de agrotóxicos convencionais, ou seja, somente com produtos permitidos para agricultura orgânica. São eles, José Carlos de Freitas e Ari Vissoto.

O Projeto Olericultura Orgânica foi criado através da Unidade Municipal de Uraí, que por meio do “Protocolo Tomate Orgânico”, vem ganhando espaço na região. O projeto prevê a capacitação de técnicos e produtores através da metodologia de treino-visita, que acompanham na prática o desenvolvimento da cultura e as técnicas preconizadas no sistema. Hoje, (28/10/2020) , os Extensionistas, Leandro Aparecido de Moura e  José Aparecido Baptista, que são instrutores do projeto, estiveram visitando a unidade de produção familiar de José Carlos de Freitas, localizada na Vila Rural Sol Nascente, mo município de Araruna. Estiveram participando do treino e visita técnicos e produtores da região.

Segundo o produtor José Carlos de Freitas, já foi produtor de tomates há aproximadamente 20 anos, mas que deixou de produzir o fruto devido a quantidade de inseticidas que usava, que estava prejudicando sua saúde. Para Darwin Caleff Ramos, extensionista do IDR-Paraná de Araruna “Aliado a boa produtividade, ainda tem-se um a melhora na qualidade de vida, uma vez que os produtores estão menos expostos aos agrotóxicos utilizados na agricultura convencional, além de oferecer à sociedade um produto mais seguro”finalizou.

O objetivo do projeto é que mais produtores conheçam o sistema de produção para colocar em prática na propriedade, pois, de acordo com a Lei 16.751/10, que institui a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná, o objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos nas escolas estaduais, até chegar a 100% da merenda em 2030. Parte da produção virá da agricultura familiar. Atualmente, cerca de 8% da alimentação escolar é orgânica e 60% proveniente da agricultura familiar.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Unidade de extensão rural de Araruna

Protocolo "Tomate Orgânico" ganha força em Araruna
Protocolo "Tomate Orgânico" ganha força em Araruna
Protocolo "Tomate Orgânico" ganha força em Araruna

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal