Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

30/10/2020

Sericicultura se torna importante fonte de renda em Araruna

Sericicultura se torna importante fonte de renda em Araruna

Nesta quinta-feira (29), o Coordenador Estadual do Programa Sericicultura, Oswaldo da Silva Pádua, juntamente com o extensionista Clóvis José Rosa do regional do IDR-Paraná, estiveram em Araruna visitando uma propriedade familiar que está na atividade de Sericicultura. Visto como uma alternativa de renda e/ou diversificação da propriedade rural, a sericicultura tem atraído produtores no município, tendo como vantagens, a adequação da atividade para pequenas propriedades, podendo ainda, aliar a outras culturas e criações de subsistência ou comerciai, promove a geração de empregos e proporciona a ocupação da mão de obra praticamente o ano todo.

A propriedade visitada foi do produtor Aguinaldo Frezze que juntamente com sua esposa, Luzia Sorentina Frezze, trabalham numa área de 2,0 ha de amora (alimento para o bicho da seda). Nesta área, o casal conseguiu uma receita anual de aproximadamente R$ 50.000,00, com custo em torno de R$11.000,00. O produtor conta que conseguiu tirar 10 criadas no ano (10 produções de casulos), onde a média da região fica em torno de 8. O produtor considera uma ótima alternativa e está contente com a atividade.

Tendo como missão de promover o desenvolvimento rural sustentável, O IDR- Paraná,  tem na Sericicultura um de seus projetos estratégicos para aumentar a renda dos agricultores familiares, através do aumento da produção, da produtividade e atuar na sustentabilidade ambiental. A Sericicultura atende pelo menos oito, dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ODS-ONU) da Agenda 2030.

Segundo o extensionista do IDR-Paraná em Araruna, Darwin Caleff Ramos, o município conta com 25 famílias na atividade, cultivando cerca de 56,0 ha de amora e mais 4 produtores iniciando na atividade. A produção de “bicho da seda” vem atraindo mais produtores, principalmente pela rentabilidade que proporciona para pequena propriedade, onde a Sericicultura deixou de ser atividade complementar para se tornar a atividade principal, em muitos casos é a única. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | UNIDADE DE EXTENSÃO RURAL DE ARARUNA

Sericicultura se torna importante fonte de renda em Araruna
Sericicultura se torna importante fonte de renda em Araruna

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal