Campo Mourão, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

23/02/2021

Grupo de índios volta a ocupar área pública em Campo Mourão

Grupo de índios volta a ocupar área pública em Campo Mourão

Um grupo formado por 30 índios (18 adultos, 10 crianças e dois adolescentes) voltou a ocupar um terreno do município às margens da Perimetral Tancredo Neves. Parte deles chegou na semana passada e os demais nesta segunda-feira (22). O mesmo local já foi ocupado por eles em outras oportunidades.

“Recebemos reclamações da população sobre problemas de sujeira e pelo fato de circularem pela cidade sem máscaras. Já questionamos a Funai e nos responderam que apenas quatro deles tomaram as duas doses da vacina contra Covid”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan de Moraes.

Segundo ela, o município notificou a Funai e também o Ministério Público Federal para que providencie o retorno deles para a aldeia. Enquanto isso assistentes sociais vão fornecer máscaras a todos os ocupantes do acampamento. “Estamos trabalhando uma forma de resolver a questão dentro da legalidade”, esclarece a secretária, ao lembrar que os índios são amparados por uma legislação específica.

Em 2018 um representante da Funai, Ivaci Ribeiro, esteve em Campo Mourão e explicou que por conta da desestruturação da FUNAI as reservas ficaram praticamente sem assistência. "Com isso as famílias ficaram sem orientações e passaram a acampar nas cidades para vender artesanato e manter a cultura nômade", esclareceu. Ele disse ainda que os índios que acampam em Campo Mourão são da etnia caingangue, de Manoel Ribas, onde residem mais de 450 famílias. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

Grupo de índios volta a ocupar área pública em Campo Mourão
Grupo de índios volta a ocupar área pública em Campo Mourão

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal