Campo Mourão, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

19/03/2021 | Concebido por Goioerê

Controladoria-Geral da União e de estados explicam LGPD em seminário online

Controladoria-Geral da União e de estados explicam LGPD em seminário online

Estão abertas as inscrições para o seminário via internet (webinar) “LGPD na administração pública”, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), com participação da Controladoria-Geral da União e as controladorias-gerais de outras unidades da Federação.

O evento virtual será na quinta-feira da semana que vem (25), das 14h às 16h30, e, depois, ficará disponível na plataforma Youtube, para gestores municipais e outros interessados.

Está em vigor decreto sobre proteção de dados na administração estadual

No webinar, Raul Siqueira, controlador-geral do Paraná, conversa com Fabio Valgas, ouvidor-geral da União, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sua aplicação no setor público. Servidores estaduais interessados em receber certificado devem fazer a inscrição pelo site da Escola de Gestão do Paraná.

O controlador-geral do Estado explicou que esta é uma lei relativamente nova, foi publicada em 2018 e começou a valer em agosto do ano passado. “Nossa preocupação é manter os servidores estaduais bem informados e capacitados quanto às legislações que regulamentam o serviço público e, assim, evitar riscos à administração. Quem trabalha no dia a dia com dados do cidadão se depara com dúvidas quanto a determinados conceitos e entendimentos”, explicou o controlador.

A LGPD (13.709/2018) determina como devem ser tratados dados pessoais, inclusive nos meios digitais, para proteger “os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”. A aplicação da LGPD se estende ao poder público e à iniciativa privada.

Governo inicia nova etapa na consolidação do programa de compliance

Ouvidoria do Estado atende mais e reduz tempo de resposta ao cidadão

REGULAMENTO - Ainda no ano passado, o Paraná elaborou o decreto estadual 6.474, que regulamenta a aplicação da LGPD na administração estadual direta, autarquias e fundações, assim como define responsabilidades dos servidores quanto ao tratamento de informações pessoais dos cidadãos.

O decreto foi preparado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), com participação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Em paralelo, a CGE elaborou uma cartilha, para facilitar o entendimento da LGPD e sua divulgação. “Desde a vigência da LGPD, nós estamos atentos às situações que coloquem em risco informações pessoais dos cidadãos paranaenses. Percebemos a necessidade desse seminário para responder perguntas de quem trabalha com esse material”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

O webinar é destinado a todos os servidores do Estado, porém, ficará disponível para ser assistido posteriormente, na plataforma Youtube, no canal da CGE Paraná.

Serviço:
Data: 25/03– quinta-feira
Horário: das 14h às 16h30.
As inscrições para servidores estaduais, efetivos ou comissionados, podem ser feitas no site da Escola de Gestão do Paraná.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal