Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

22/04/2021

Mais um Trator Solidário é entregue em Barbosa Ferraz

Mais um Trator Solidário é entregue em Barbosa Ferraz

Desde o ano de lançamento em 2007 o Programa Trator Solidário da SEAB fortalece a agricultura familiar do PR facilitando o acesso dos agricultores a máquinas e  implementos agrícolas, desde então  já  foram entregues 16 tratores no município de Barbosa Ferraz.

O Programa Trator Solidário atende a agricultores que se enquadram no Pronaf com juros de 4% ao ano e 7 anos de prazo; o IDR-Paraná, Instituto de desenvolvimento rural do Paraná elabora a pre proposta e posteriormente o projeto e feito pelos extensionistas para ser enviado aos agentes financeiros.

A topografia acidentada do município, grande número de agricultores familiares e a baixa capitalização dos produtores faz com que o IDR-Paraná e seus parceiros busquem o fortalecimento da agricultura familiar, que além de soja, milho, produz bovinos de corte e leite, sericicultura e fruticultura que está sendo fomentada pelo Governo do Estado e obviamente irá gerar demanda para novos tratores solidários.

Para o agricultor Everaldo Henrique, que na ocasião recebeu as chaves do seu trator, esse programa é importante porque: “possibilita ao pequeno agricultor o acesso a algo antes impossível, pois os juros agora cabem no meu orçamento; sem esse programa eu jamais compraria um trator desses e também lembro que o meu trator antigo nem é cabinado, inclusive agora estarei protegido na hora de trabalhar. ”

Já segundo o Extensionista Marcelo Agenciano, “esse agricultor é acompanhado pelo IDR e vemos sua luta diária com um trator antigo, na poeira e alguns momentos com a deriva infelizmente, agora ele terá conforto e principalmente segurança para trabalhar e obviamente rendimento operacional, já que essa máquina é bem mais potente que a anterior,  a gente se orgulha de ver o impacto que essa política pública tem na vida do agricultor familiar,” lembrou Agenciano.

A entrega contou com a presença dos extensinistas do IDR local, representantes do Banco do Brasil, da prefeitura e do agricultor Everaldo Henrique.

Os interessados devem procurar as unidades de extensão rural do IDR, para dirimir dúvidas sobre este e outros programas e políticas públicas de apoio ao desenvolvimento sustentável que os agricultores poderiam acessar.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | IDR - Paraná - Unidade Municipal de Barbosa Ferraz

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal