Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

16/06/2021

Comcam e Crea discutem projetos em prol da região

Comcam e Crea discutem projetos em prol da região

Apresentar a agenda parlamentar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, no Paraná (Crea-PR); este foi o tema central de uma reunião online, na manhã desta quarta-feira (16) entre o Crea e a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Vários prefeitos da região participaram do evento.

Conforme o engenheiro civil do Crea, Helio Xavier da Silva Filho, essas reuniões foram iniciadas há dois meses. Estão ocorrendo em todas as microrregiões do Noroeste. É uma reapresentação do trabalho da “Agenda Parlamentar”, apresentada aos candidatos às eleições no ano passado.

“É uma continuidade deste trabalho para auxiliar os municípios na implantação dos Estudos Básicos Municipais (EBDMS) desenvolvidos por profissionais especializados na área de engenharia, agronomia e geociências que estão na em cada região do Estado. Ou seja, estes profissionais fizeram estudos específicos dos municípios para apontar os principais problemas. E após estes diagnósticos eles também propuseram soluções que ajudam os gestores municipais na gestão destes problemas”, falou.

Entre os programas abordados durante a reunião, o Conselho apresentou o “Casa Fácil”. O objetivo é atender a população carente. O Programa Casa Fácil foi criado pelo Crea-PR em 1989 e estabelece uma parceria com as entidades de classe e prefeituras municipais para construir moradias populares com até 70m². Podem ser beneficiados pelo programa famílias com renda limitada a três salários mínimos.

O presidente da Comcam, Leandro Cesar Oliveira, prefeito de Araruna, destacou a atuação do Crea e a importância da parceria com a entidade, o que facilita a vida dos gestores. Ele deixou o setor de Engenharia da Comcam à disposição do Crea para troca de informações para projetos aos municípios. “É muito importante este estreitamento entre as prefeituras e o Creas. A Comcam, como entidade representativa tem que servir os municípios. Temos que trabalhar, ser gestores e apresentar resultados”, frisou, ao destacar os investimentos no Setor de Engenharia da Comcam para atender os municípios.

O presidente disse que vários municípios sofrem com a falta de engenheiros capacitados, e que, o problema de obras mal executadas acaba ‘sobrando’ aos prefeitos que assumem os municípios. A exemplo, ele citou a demolição de uma creche em Araruna, que estava sendo construída fora dos projetos técnicos. A obra foi iniciada pela gestão anterior. Ao município ficaram os prejuízos. “Para bons resultados precisamos de bons profissionais e vocês do Crea lutam para isso. Podem contar com meu apoio e dos demais prefeitos também”, destacou Oliveira.  

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal