Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

16/07/2021

Gaema de Campo Mourão cobra de municípios fiscalização da qualidade da água de poços em áreas rurais

Gaema de Campo Mourão cobra de municípios fiscalização da qualidade da água de poços em áreas rurais

O núcleo regional de Campo Mourão (Centro-Ocidental do estado) do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) do Ministério Público do Paraná distribuiu a gestores públicos dos 32 municípios de sua área de atuação um manual com orientações sobre a qualidade da água em poços tubulares na zona rural. O objetivo é auxiliar o poder público em cada local para que seja feita a devida fiscalização da qualidade da água em comunidades nas quais o abastecimento é feito pelos poços.

O manual foi lançado nesta semana, em reunião virtual que contou com a participação de representantes de diversas instituições, além do MPPR, como o Instituto Água e Terra, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná e a Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná, além de professores da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (campus de Campo Mourão) que participaram da elaboração do material e autoridades de diversos municípios da região.

A iniciativa de criação do manual decorreu de procedimento administrativo do Gaema a partir do qual foram colhidos laudos sobre a qualidade da água nos municípios. Foi constatada a necessidade de medidas corretivas, uma vez que vários municípios relataram dificuldades para a identificação de contaminação microbiológica em poços tubulares.

O manual deverá ser continuamente atualizado, conforme as necessidades identificadas durante o processo de fiscalização da qualidade da água desses poços, que abastecem diversas comunidades em zonas rurais. O Gaema estabeleceu um prazo de 15 dias para que os municípios encaminhem informações referentes às demandas e dificuldades relacionadas ao controle da qualidade da água dos poços de abastecimento público. A partir dessas ações, o órgão especializado do MPPR busca contribuir para que o fornecimento de água por esse sistema mantenha padrões de qualidade suficientes para atender adequadamente a população que o utiliza.

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal