Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

27/08/2021

Luiziana realiza Inspeção Periódica de Pulverizadores

Luiziana realiza Inspeção Periódica de Pulverizadores

Numa parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, foi realizado no município de Luiziana o 1º Curso de Inspeção Permanente de Pulverizadores – IPP, na Região de Campo Mourão, no período de 23 à 28 de agosto.

Luiziana tem sua economia voltada à produção agropecuária, especialmente produção de grãos – soja, milho, trigo e feijão. Mas também tem relevância social e econômica as pecuárias de leite e corte, a produção de hortaliças e a atividade da sericicultura.Somente a criação do Bicho da Seda, a partir do cultivo de amoreiras,abrange 27 propriedadesexploradas por agricultores familiares.

AExtensionista Laura Helena Goulart da Silva, do IDR – Paraná, destaca a importância da inspeção e correta regulagem de pulverizadores:“o uso de equipamentos mal calibrados, e muitas vezes com pontas inadequadas, pode gerar grande perda de agroquímicos, com elevação dos custos de aplicação, redução da eficiência no controle de pragas, doenças e planta daninhas e aumento no risco de contaminação do ambiente”.

Foram inspecionados 06 pulverizadores, 01 por dia, com a participação de 15 produtores das Comunidades Água da Abelha e Rio Sem Passo e dos Assentamentos Luz e Rio Laranjeiras,todos agricultoresassistidos pelo IDR – Paraná. Foi priorizada a participação daqueles cujas propriedades encontram-se próximas ou no entorno de áreas exploradas com amoreira (Sericicultura) ou cultivo de hortaliças,pois são explorações sensíveisàderiva de agrotóxicos. Inclusive 4 dos participantes produtores de grãos também diversificam suas propriedades com a produção de seda.

Dentre as diversas inadequações observadas durante a inspeção, o instrutor do Senar, Francisco Leite dos Santos,destaca as seguintes: uso de apenas um modelo de bico de pulverização para diferentes controles (pragas, doenças ou plantas daninhas), bem como uma única pressão de trabalho e velocidade de aplicação; filtros inadequados; problemas no manômetro; vazamentos; imprecisão na leitura do nível da calda; variação no espaçamento entre bicose válvula de comando desajustada. Também foi identificada a ausência de proteção na tomada de potência do trator, com sérios riscos de acidente ao operador. Acrescentou ainda que o mais importante não é a idade do pulverizador, mas sim sua adequada manutenção e regulagem.

A proposta desta parceria entre Senar e IDR-Paraná é realizar no estado 80 cursos, sendo 9 na região de Campo Mourão, criando nos produtores o hábito da inspeção permanente de seus pulverizadores. Esta iniciativa ganha especial relevância em Luiziana, pois neste município foi aprovado a Lei da Cortina Verde que proíbe o uso de agrotóxicos numa faixa de 100 metros no entorno de áreas urbanizadas, como resultado de uma ação do Ministério Público para reduzir problemas de intoxicação.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | IDR - PARANÁ

Luiziana realiza Inspeção Periódica de Pulverizadores
Luiziana realiza Inspeção Periódica de Pulverizadores
Luiziana realiza Inspeção Periódica de Pulverizadores
Luiziana realiza Inspeção Periódica de Pulverizadores
Luiziana realiza Inspeção Periódica de Pulverizadores

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal