Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

11/09/2021

Servidores da saúde mental de Campo Mourão participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Servidores da saúde mental de Campo Mourão participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Servidores municipais dos três departamentos que trabalham com saúde mental (CAPs2 – CAPs-AD e Ambulatório de Saúde Mental) participam nesta sexta-feira (10), de uma palestra sobre prevenção ao suicídio. A data é dedicada em todo o país desde 2014 para tratar desse tema pela campanha “Setembro Amarelo”. O palestrante foi o professor e psicólogo Frank Duarte.

“Nossa proposta é cuidar de quem cuida”, disse a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Suelen Lima. Ela acrescenta que esses serviços não pararam durante a pandemia. “Hoje esses três serviços atendem cerca de 700 pessoas”, ressaltou a coordenadora. A equipe de trabalho é formada por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, enfermeiras, entre outros.

O psicólogo Frank Duarte ressalta que falar sobre o assunto é importante porque muitas pessoas estão vendo no suicídio a única forma de aliviar uma dor. “Quem comete suicídio não quer morrer, quer aliviar uma dor. Essa dor não tem escala. Dizer para a pessoa que você superou situações muito mais difíceis ou que não passa de frescura ou preguiça o que ela sente é muito pior, faz aumentar ainda mais a dor”, orienta.

Embora nem só a depressão leve a pessoa ao suicídio, o psicólogo enfatiza que quem sofre dessa doença tem visão negativa de si, da sociedade e do mundo. “Ninguém, em depressão crônica, tem forças para cometer o suicídio. Em grande parte da população a depressão faz com que ela desenvolva a visão negativa até chegar a tentar o suicídio”, pondera.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Segundo a associação, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal