Campo Mourão, segunda-feira, 27 de setembro de 2021 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

13/09/2021 | Concebido por Goioerê

Sem chuvas, Matelândia entra em alerta no abastecimento de água

Sem chuvas, Matelândia entra em alerta no abastecimento de água

Poços que abastecem a cidade e a Vila Agro Cafeeira já perderam 50% da vazão. Economia no uso da água pode adiar a adoção de medidas mais severas, como o rodízio, para manter o abastecimento regular para todas as regiões da cidade.

O reduzido volume de chuvas provocou redução de 50% na vazão dos quatro poços que abastecem a cidade de Matelândia e do poço do distrito de Vila Agro Cafeeira, no município da região Oeste do Estado. A Sanepar alerta que, para evitar que a situação se agrave, são necessários o apoio e a colaboração de todos.

O gerente regional da Sanepar Rodolpho Tanaka Savelli explica que a economia no uso da água pode adiar a adoção de medidas mais severas, como o rodízio, para manter o abastecimento regular para todas as regiões da cidade. “Mesmo com todas as medidas emergenciais adotadas, os sistemas de abastecimento correm riscos de entrarem em rodízio. O Paraná vive uma das mais severas estiagens dos últimos 90 anos. A situação exige esforços de todos para o uso racional da água”, destaca o gerente.

Sanepar e Embrapa vão utilizar abelhas sem ferrão para monitoramento ambiental

Rio Água Grande perde vazão e coloca o município de Ubiratã em alerta

CONFIRA DICAS E ORIENTAÇÕES PARA ECONOMIA DE ÁGUA:

Diminuir o tempo de banho – Para um chuveiro de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. A orientação é diminuir esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

Escovar os dentes e fazer a barba - Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Em apenas dois minutos de torneira aberta, gasta-se em torno de 13 litros de água. Se abrir o mínimo a torneira, podem ser economizados cerca de 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação. A orientação é não fazer a barba durante o banho, já que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.

Vaso Sanitário - As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.

Cascavel será a primeira cidade do Paraná com 100% de coleta e tratamento de esgoto

Lavar louça - O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhar e separar a louça do café e lavá-la junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.

Redutor de água - Uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits. Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador. Considerando o consumo médio da torneira de pia da cozinha, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, mais 1.800 litros em um mês.

Barragem do Iraí, na RMC, atrai centenas de aves durante estiagem

Lavar carro e calçadas, nem pensar – É preciso utilizar a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilizar a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

Vazamentos – Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados.

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal