Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

21/09/2021

Luiziana, IDR-Paraná e parceiros comemoram Dia da Árvore

Luiziana, IDR-Paraná e parceiros comemoram Dia da Árvore

Com o objetivo de comemorar o dia da Arvore, o IDR- Paraná-Instituto de desenvolvimento rural do Paraná, Iapar/Emater, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e IAT realizaram nesse dia 21 de setembro o plantio simbólico de mudas de arvores nativas cedidas pelo IAT (Instituto Águas e Terras). Participaram alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Rita de Cassia, produtores rurais, professores e autoridadeslocais e regionais.

Foram plantadas mudas de pitanga, canafistula, gabiroba, jabuticaba e outras. Segundo Laura,extensionista do IDR- Paraná de Luiziana, o evento tem a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. 

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera, e nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores, salientou e explicou aos alunos a importância das arvores, como: Melhoria da qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;  servem de moradia para diversas espécies de pássaros as árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais, proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques, Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos, Evitam a erosão do solo, deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas.

Vale ressaltar que a responsabilidade e contribuição do agricultor para a conservação ambiental vão além do uso conservacionista do solo. No Paraná apenas 3% do território é ocupado por Unidades de Conservação (UC) como áreas indígenas ou parques Estaduais.

Outros 18% são parte de propriedades que os agricultores são obrigados a manter com a vegetação nativa (Áreas de Preservação) prestando um relevante serviço ambiental, sem o necessário apoio ou reconhecimento da sociedade. Essas áreas preservadas são espaços fundamentais para a conservação dos recursos hídricos, biodiversidade e combate ao aquecimento global.

Nas áreas agrícolas as lavouras, reflorestamentos e pastagens, quando bem manejados, devem maximizar a cobertura do solo e formar uma camada protetora que auxilia a infiltração da água de forma semelhante ao que acontece nas florestas. Solos bem manejados possuem maior capacidade de infiltração da água que fica disponível para as culturas por um maior período de tempo, evitando danos econômicos causados por pequenas estiagens.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | IDR - PARANÁ

Luiziana, IDR-Paraná e parceiros comemoram Dia da Árvore
Luiziana, IDR-Paraná e parceiros comemoram Dia da Árvore

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal