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Paraná

07/10/2021 | Concebido por Goioerê

População pode acessar documentos do Arquivo Público do Estado

População pode acessar documentos do Arquivo Público do Estado

Projeto “Documento do Mês” foi criado para divulgar pesquisas importantes que ajudam a contar a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil. A consulta pode ser feita de forma remota ou presencialmente. Neste caso, é necessário agendar a visita por e-mail.

Pesquisadores e a população em geral podem ter acesso ao acervo do Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap) por meio do projeto “Documento do Mês”. O intuito é e divulgar pesquisas importantes que ajudam a contar a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil. Outro objetivo é trazer pesquisadores mais perto desses documentos.

“Quando pensamos na elaboração deste projeto, tivemos como objetivo divulgar paulatinamente o vasto e rico acervo existente no Departamento de Arquivo Público do Paraná, cujo recorte temporal é do final do século XVII até o início do século XXI, e possui inúmeras curiosidades e informações que dialogam com a história regional e nacional”, disse a diretora Isabela Resende Damiani.

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“Acreditamos que os pesquisadores possam encontrar novas possibilidades para suas investigações, assim como os membros da comunidade podem se identificar com as informações e aumentar o seu conhecimento sobre o Arquivo Público em si, além da própria história local”, afirmou Isabela.

Criado em julho deste ano, o projeto já divulgou documentos que contam um pouco da história do Farol da Ilha do Mel e sobre o atletismo brasileiro juvenil, com notas feitas pelo professor de Educação Física Germano Bayer, que atuou no Colégio Estadual do Paraná e dedicou-se ativamente à educação básica do Estado.

Divulgou também conteúdo sobre a Ilha das Cobras, situada na Baía de Paranaguá, e sua importância como ponto estratégico para combater a entrada de epidemias na Província pelo Porto de Paranaguá.

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O Arquivo Público foi criado em 1855, tendo seu nome alterado algumas vezes e passado por diferentes secretarias do Estado, pertencendo hoje à Secretaria estadual da Administração e da Previdência. Atualmente, além de reunir a documentação referente à memória do Poder Público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado.

“Sabemos da importância fundamental da conservação desses documentos e como são importantes para contar a história do Paraná. O objetivo é que o acesso às informações de interesse da administração pública e do cidadão seja rápido e seguro”, ressaltou o secretário da Administração e Previdência, Marcel Micheletto.

ACESSO – Para visualizar o projeto “Documento do Mês”, acesse este SITE.

O Deap fica em Curitiba, na Rua dos Funcionários, 1796, no bairro Cabral, e está aberto para atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O atendimento ocorre de forma remota e presencial.

O interessado pode entrar em contato por telefone ou e-mail (consultasai@deap.pr.gov.br| biblioteca@deap.pr.gov.br | (41) 3352-2299) ou ir pessoalmente ao Arquivo Público. Para pesquisar presencialmente é necessário agendar previamente, via e-mail.

 

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Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

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