Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

10/12/2021

Capacitação realizada pela Comcam/Condescom sobre Painel de Preços reúne mais de 150 técnicos de municípios

Capacitação realizada pela Comcam/Condescom sobre Painel de Preços reúne mais de 150 técnicos de municípios

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e Consórcio do Desenvolvimento Regional da Comcam (Condescom), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Ministéria da Economia (Rede+Brasil), ofereceram aos municípios um treinamento sobre Painel de Preços, a nova ferramenta de pesquisa de preços do Governo Federal.

A capacitação, gratuita, foi realizada nessa quinta-feira (9), no formato online, na plataforma "Teams". Mais de 150 técnicos do setor de compras de municípios participaram do evento, podendo sanar e esclarecer suas dúvidas.

"A capacitação foi exclusiva para técnicos do setor de compras, licitação, e planejamento que puderam se atualizar sobre esta nova ferramenta. Ficamos surpresos como grande número de participantes", afirmou o coordenador técnico do Condescom, Renato de Lima Correia.

Conforme previsão na INSTRUÇÃO NORMATIVA SEGES /ME Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021, deverá ser realizada pesquisa de preços, preferencialmente, no âmbito da administração pública, sendo recomendada a utilização do Painel de Preços para esta etapa da licitação interna. Por isso a ferramenta é indispensável aos municípios para os processos de compras.

Através da ferramenta, o sistema gerará uma lista de processos de compras públicas com os valores da média, mediana ou menor preço, que poderão ser utilizados para a etapa de Pesquisa de Preços. Podem ser gerados relatórios resumidos ou detalhados, ou em formato de planilha com os registros dos filtros aplicados, gerando a possibilidade de reconstrução da pesquisa para os diversos fins.

Correia explicou que o Painel de Preços tem como objetivo auxiliar os gestores públicos nas tomadas de decisões nas execuções de processos de compras, dar transparência em relação aos preços praticados pela Administração Pública, principalmente nas operações oriundas das transferências da União e estimular o controle social.  

"Com certeza os municípios que tiveram seus técnicos participando irão ganhar muito com este treinamento em termos de eficácia de gestão pública", ressaltou Correia, ao acrescentar que o Painel de Preços do Governo Federal disponibiliza, de forma clara e de fácil leitura, dados e informações de compras públicas homologadas no Sistema de Compras do Governo Federal – COMPRASNET.

O presidente da Comcam/Condescom, Leandro Cesar de Oliveira, prefeito de Araruna, que participou da abertura do evento, destacou que com a capacitação, o setor de compras dos municípios terão mais eficácia nos processos e tomadas de decisão mais acertivas, tornando a administração pública mais eficaz e dinâmica.

"Pela quantidade de participantes podemos observar a importância desta capacitação realizada com outros parceiros. Este é o objetivo do Condescom, fazer as coisas acontecerem de forma prática nos municípios", acrescentou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal