Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

13/01/2022 | Concebido por Goioerê

Paraná terá duas equipes na etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia

Paraná terá duas equipes na etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia

As seleções de Paranaguá disputam a competição, que acontece a partir desta sexta-feira (14) na Arena de Caiobá e integra a programação do Verão Paraná - Viva a Vida

Pela primeira vez, o Paraná vai sediar uma etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia e as equipes feminina e masculina de Paranaguá serão as representantes do Estado no torneio nacional. A competição acontece entre sexta-feira (14) e domingo (16), na arena Caiobá, em Matinhos. O evento integra o calendário de grandes competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza inseridos no Verão Paraná - Viva a Vida, promovidos pelo Governo do Paraná, através da Superintendência do Esporte, em parceria com as federações e municípios-sedes.

Além das seleções paranaenses, as equipes femininas e masculinas de mais cinco Estados vão competir pelo título nacional, são eles Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

As partidas preliminares iniciam nesta sexta-feira, a partir das 09 horas no naipe feminino. Na sequência, às 10 horas, começam os confrontos no naipe masculino. A partir de sábado (15), o Circuito terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Paraná Esporte, pelo link https://youtu.be/T4TzB1dA5r0

Paraná em quadra

Líder do ranking estadual e entre os dez melhores clubes ranqueados do país, a seleção masculina parnanguara é a atual vice-campeã brasileira. Na etapa decisiva, o elenco integra o grupo A junto com os paulistas do Campinas 360º nas Areias e dos cariocas do Niterói Rugby e NR Handebol.

O time paranaense estreia na fase preliminar nesta sexta-feira, quando entra em quadra às 11 horas para enfrentar NR Handebol. Logo após, às 12 horas, fica frente a frente com Campinas 360º nas Areias e encerra a primeira fase diante do algoz na decisão do último Circuito Niterói Rugby, às 14 horas.

Para o torneio, o técnico Edison Miola contará com desfalques na equipe titular, mas, por outro lado, terá o reforço de dois atletas da Seleção Brasileira Bruninho e Gil. “Um de nossos atletas testou positivo para Covid-19, está bem e em isolamento”, disse, ressaltando que o time está focado e se preparou muito bem para fazer uma grande competição dentro de casa. “Sabemos que o nível técnico é muito alto das equipes que estão nessa final em Matinhos, mas hoje temos uma equipe nivelada em todas as posições e contamos com dois atletas convidados que vão nos ajudar a chegar o mais longe possível no torneio”, enfatizou Miola.

Equipe feminina

Líder do ranking estadual, a equipe feminina parnanguara está entre as 15 seleções mais bem ranqueadas do Brasil, e essa é a primeira vez que o elenco participa de uma etapa final do Circuito Brasileiro. O time faz parte da chave A e terá pela frente as pernambucanas do Clube Português, as paraibanas do Apcef e as cariocas do Idec e da Cepraea.

A estreia acontece nesta sexta-feira, às 10 horas, diante do Idec. Em seguida, às 12 horas, as paranaenses pegam o Cepraea e, às 15 horas duelam com Apecf. E a fase classificatória dos grupos femininos encerra no sábado (15), quando enfrentam às 10h20 as meninas do Clube Português, encerrando a fase preliminar na disputa.

A treinadora Carola Gonçalves está confiante que a equipe tenha um bom resultado dentro de quadra, pois vem treinando forte para se preparar à etapa final nacional. “Nosso primeiro objetivo é passar bem pelo primeiro dia e depois assegurar uma das vagas na semifinal nos jogos de sábado. Nas finais de domingo tudo pode acontecer, são grandes equipes e grandes atletas, com certeza será um belíssimo espetáculo para quem prestigiar os jogos”, disse Carola, acrescentando que a competição servirá de experiência para o time feminino: “Vamos enfrentar as melhores equipes do país, então temos que tentar adquirir todo o conhecimento possível para melhorarmos a cada dia. Espero que as meninas possam jogar com calma e desenvolver seu melhor handebol neste fim de semana”.

De acordo com Miola, a seleção feminina está em franca evolução e vem treinando muito forte para a etapa, a fim de representar muito bem o Paraná. “Estamos trabalhando muito com essa equipe, mas disputar o Circuito Brasileiro depois de ser campeã do Circuito Paranaense será um grande aprendizado. Elas vão dar o seu melhor para buscar uma ótima colocação na competição”, frisou.

Fomento à modalidade

O handebol de praia estará em evidência neste fim de semana dentro de um grande projeto do Governo do Estado, que é o Verão Paraná - Viva a Vida, oportunidade que muitos veranistas e turistas terão contato pela primeira vez com a modalidade, por isso que a competição acaba sendo uma vitrine para despertar o interesse pela prática do esporte. “Trazer um evento desse porte para o Paraná demonstra a força e a importância que o Estado tem à nível nacional, além de ser uma excelente oportunidade para posicionarmos a modalidade como um esporte que pode ser praticado na praia e ainda de poder possibilitar que um maior número de pessoas conheçam o handebol e passem a apreciá-lo”, destacou o presidente da Liga de Handebol do Paraná (LHPr), Roberto Niero.  

TABELA FEMININA
TABELA MASCULINA

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | LIGA DE HANDEBOL DO PARANÁ

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal