Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

27/01/2022 | Concebido por Goioerê

Sanepar coleta coco verde nas praias e envia cascas a projeto ambiental sustentável

Sanepar coleta coco verde nas praias e envia cascas a projeto ambiental sustentável

Cascas são enviadas ao projeto ambiental Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável, que além de diminuir impacto ambiental gera emprego e renda. Iniciativa é da prefeitura e da Unespar.

Nesta temporada do Verão Paraná, a Sanepar está contribuindo com a destinação adequada de cocos verdes retirados das praias de Pontal do Paraná. Os cocos deixados por banhistas nas areias e também em quatro bombonas ao longo da orla somam pelo menos 600 quilos por dia, que são enviados ao projeto Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável.

Desenvolvido pela prefeitura de Pontal do Paraná e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o projeto reduz impactos ambientais causados pelo consumo da fruta nas praias. Uma casca de coco leva em média 12 anos para se decompor. Deixados no meio ambiente, contribuem para a proliferação de vetores, como moscas, mosquitos, baratas e roedores. Além disso, contaminam o solo e emitem gases poluentes em sua decomposição.

Sanepar retira 500 quilos de resíduos das margens do Rio Nhundiaquara em Morretes 

Dança e ginástica divertem turistas e moradores nas arenas esportivas do Litoral

O projeto de reaproveitamento do coco, além de evitar danos ambientais, aumenta a vida útil do aterro sanitário do município. Recolhidos pela Sanepar, os cocos têm as cascas retiradas pela prefeitura, que faz o encaminhamento do material à universidade. Na Unespar, a casca passa por um processo de transformação em fibra de coco e em composto orgânico utilizado em hortas.

Ações da Sanepar nas praias buscam conscientizar sobre uso racional da água

A fibra pode ser utilizada como matéria-prima de diversos produtos. "Serve como vasos para plantas, placas termoacústicas, mantas de contenção geotêxtil, tapetes, carvão de narguilé, briquetes e estofamento de assento de veículo", segundo o assessor técnico do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unespar, Thyago Ramos da Rocha.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal