Campo Mourão, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

28/01/2022 | Concebido por Goioerê

No Dia do Portuário, Portos do Paraná celebra profissão que atravessa gerações

No Dia do Portuário, Portos do Paraná celebra profissão que atravessa gerações

Data comemorada nesta sexta-feira valoriza o trabalho desempenhado todos os dias por milhares. A data foi estabelecida com o início da atividade portuária no Brasil decretada por Dom João VI, em 1808. 

O Dia do Portuário, celebrado neste 28 de janeiro, evidencia uma profissão que permanece em alta e atravessa gerações, seja na área administrativa ou no trabalho operacional. A data foi estabelecida com o início da atividade portuária no Brasil decretada por Dom João VI, em 1808. 

“Hoje, apenas na parte administrativa dos portos de Paranaguá e Antonina, somos cerca de 550 trabalhadores”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. 

“A data é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho do portuário que se mantém sempre firme nas atividades mesmo em condições adversas, como ocorreu nos períodos mais críticos da pandemia, para garantir a movimentação ininterrupta dos portos”, afirma.

Todos os dias, dois mil portuários acessam as instalações administrativas e operacionais da Portos do Paraná nos quase cinco quilômetros de cais e piers.

Entre eles estão os membros da família do engenheiro mecânico Antônio do Carmo Tramujas Neto, 72 anos, que mantém em casa a tradição de ser portuário. 

Com estrutura de excelência, Porto de Paranaguá é líder na exportação de óleo de soja

Tramujas Neto trabalha no Porto de Paranaguá há 48 anos e passou por diversas áreas da empresa pública. Para ele, além do crescimento profissional e pessoal, ter a companhia dos filhos Cézar e Manoella Tramajus todos os dias no portos é gratificante. 

“Acredito que, para qualquer pai, isto é motivo imenso de orgulho. Nasceram ouvindo eu falar do porto e cresceram vivenciando a profissão”, conta. “Porém, jamais interferi na vida profissional de cada um. Evidentemente que, como pai, sempre procurei orientar da melhor forma, mas sem imposição”.

O orgulho da profissão exercida por quase cinco décadas é traduzido em palavras pelo pai que pode chamar os filhos de colega de trabalho. “Atualmente, em casa, o assunto porto sempre domina as conversas de fim de semana”, diz.

Mais um terminal do Porto de Paranaguá ganha prioridade nacional de investimentos

Para o filho, Cezar, 41 anos, assistente técnico administrativo, poder compartilhar o mesmo espaço com o pai e a irmã torna o dia a dia diferente. “É muito legal encontrar o pai no trabalho. Antes eu trabalhava em outra sede e há três anos passei a ter esse contato diário com ele”, afirma.

Com o ingresso da irmã na atividade portuária, Cezar diz que os encontros em família passaram a ser mais frequentes. “Normalmente a família se encontrava uma vez por semana, a cada 15 dias ou apenas uma vez no mês. Agora, a gente se vê todos os dias no trabalho”, diz. 

A advogada Manoella, recém-convocada pelo concurso da Portos do Paraná de 2017, explica a influência que o porto teve durante a infância. 

Porto de Paranaguá embarca carga para indústria de mineração de alto valor agregado

“Para mim é uma inspiração dividir o ambiente de trabalho com meu pai antes de sua aposentadoria, porque o porto sempre esteve presente na história da nossa família”, conta a portuária. “Cresci dentro desse ambiente portuário. Tenho muitas lembranças da minha infância dentro do Palácio Taguaré, juntamente com meus irmãos”.

Ela conta ainda que o pai e o irmão ensinam as peculiaridades do ambiente portuário. “O que mudou desde a minha entrada foi este contato diário com meu pai e com meu irmão, porque retornei a morar aqui em Paranaguá e, com isso, agora posso desfrutar desses momentos junto à minha família”, comemora.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal