Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

08/02/2022 | Concebido por Goioerê

Programa Trator Solidário muda a vida de agricultores de Barbosa Ferraz

Programa Trator Solidário muda a vida de agricultores de Barbosa Ferraz

Ângela e Everaldo trabalharam com cafeicultura até 2015. No entanto, migraram para culturas anuais, acompanhando a tendência regional. Com o novo trator, oriundo de um programa do Governo do Estado, expectativa é de crescimento.

Há um ano o casal de agricultores Ângela Literoni e Everaldo Rodrigues, de Barbosa Ferraz (Centro-Oeste), viram sua vida mudar com a chegada de um novo trator em sua propriedade. O maquinário foi adquirido graças ao Programa Trator Solidário, do Governo do Estado.

Para o casal, a aquisição significou diminuir as despesas com a manutenção do maquinário, além de dar acesso a novas tecnologias, como o GPS que torna mais racional a distribuição de insumos. Esses benefícios se somaram às vantagens oferecidas pelo programa como um valor 20% menor do que os valores de mercado, juros reduzidos e sete anos para pagar o maquinário.

Ângela e Everaldo trabalharam com a cafeicultura até 2015. No entanto, migraram para culturas anuais, acompanhando a tendência regional, e passaram a cultivar trigo, milho e soja em 30 hectares. Além da área própria, o casal também arrenda outros 20 hectares.

No Show Rural, Estado destaca oportunidades para inovação e sustentabilidade no agronegócio

Depois de um ano com o novo trator, o trabalho na propriedade apresentou uma mudança gritante. Segundo Everaldo, hoje ele sabe que o maquinário não vai deixá-lo na mão no meio do serviço, já que não haverá quebra de peças e manutenções não programadas. Outra diferença sentida é a economia de diesel. “Fico pensando quanto já gastei por não estar com uma máquina nova, inclusive uma revisão foi feita semana passada e ele está novo de novo”, lembrou.

Outra percepção do agricultor é em relação à economia de aplicação de defensivos. Até um ano atrás a pulverização era feita em alguns pontos e de forma intuitiva, abrindo margem para problemas de produção. Hoje, Everaldo conta com o auxílio do GPS, eliminando o desperdício de insumos. As pulverizações não são feitas onde o trator passou anteriormente, pois o GPS indica os locais onde já houve a aplicação.

Café especial dá visibilidade e melhora a vida de mulheres produtoras no Vale do Ivaí

Além da questão econômica, o produtor destaca outras melhorias como o conforto. O antigo trator de Everaldo não tinha cabine, o que tornava o trabalho penoso, pois o produtor não tinha qualquer proteção contra o sol e a poeira. O fato do novo trator ser cabinado também protege o agricultor contra os defensivos agrícolas.

A partir da chegada do novo veículo Everaldo ganhou mais autonomia nas atividades, pois antes ele pagava por serviços. “Agora não vou mais perder a janela de plantio, como ocorreu em outros momentos. A colheita é feita no ponto certo”, disse o produtor.

Como os juros do financiamento do trator são baixos, Everaldo disse que não vai ter dificuldade em pagá-lo e a aquisição foi uma conquista da família. “Até as crianças pularam de alegria quando o trator chegou, porque elas sabem que isso amanhã será delas. O trator também ajuda a manter os jovens firmes aqui, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo meu pai, em 1968, quando veio de São João de Caiuá para plantar café em Barbosa Ferraz”, contou. 

Decreto amplia atividades subvencionadas pelo Banco do Agricultor Paranaense

O produtor acredita que com trabalho e acesso a políticas públicas, coordenadas pela Seab e executadas pelos técnicos do IDR-Paraná, a família poderá concretizar os planos para o futuro. Everaldo quer progredir, ampliar suas atividades e promover a sucessão familiar. Para tanto, o melhor argumento é mostrar aos filhos que a propriedade rural é rentável e é deles. “Tudo isso planejado em cima de um trator, conseguido via Trator Solidário”, concluiu Everaldo.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal