Campo Mourão, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

12/02/2022

Sericicultores de Barbosa Ferraz recebem mais de três toneladas de adubo do Governo do Paraná

Sericicultores de Barbosa Ferraz recebem mais de três toneladas de adubo do Governo do Paraná

Parceria estado, Bratac e município entregou mais de 3500 Kg de adubo (formulado NPK 20,05,20)com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. A entrega ocorreu na unidade local da Empresa de Fiação de Seda –BRATAC. O objetivo do Estadoé apoiar os produtores que tiveram as plantações de amoreiras - alimento para o bicho-da-seda - prejudicadas pelas adversidades climáticas, como geadas e estiagemde forma a melhorar o desenvolvimento das plantas e consequente a renda dos produtores.

Segundo informações da SEAB, “mesmo diante dos problemas climáticos e da deriva, o Paraná se mantém líder absoluto na produção de casulos no Brasil, com 83,9% de participação, seguido de São Paulo e Mato Grosso. De acordo com o IBGE, em 2021 os produtores paranaenses entregaram 2.321,46 toneladas de casulos. Um produto de muita qualidade que é disputado por mercados importantes como o vietnamita e o francês, além do japonês, italiano, chinês e indiano. Por isso, 96% da produção são destinados ao exterior”.

Para o município de Barbosa Ferraz foram destinados 59 sacos contendo cinquenta quilos de adubo, beneficiando mais 20 famílias, que tem na atividade a principal fonte de renda da propriedade. O município tem melhorado sua produtividade, alcançando rendimentos superior a 600 kg por hectare, estando acima da média da sericicultura no Paraná que é de 523 kg de casulos verdes por hectare durante o ano.  Portanto a sericicultura é uma alternativa viável para o agricultor que deseja melhorar o rendimento da sua propriedade rural.

Daniel Duran, um dos produtores beneficiados, espera alavancar sua produção e ter uma lavoura fortalecida resultando em casulos de melhor qualidade. “Hoje o custo de produção é alto, e qualquer ajuda é bem-vinda, e há muitos produtores que não possuem condições de comprar o adubo, então se receber dois sacos ou mais ajudam,  além disso, a seca foi muito intensa, e a lavoura precisa de adubo para se recuperar”, finalizou.

Para os extensionista do IDR-Paraná, Marcelo Agenciano e Marcos Brito, a produção dos casulos de seda é uma importante fonte de renda nas pequenas propriedades onde o agricultor familiar tem a possibilidade de obter renda durante 08 a 09 meses/ano, e que a presença e o apoio do Estado se faz tão necessário a essa demanda tão importante para a economia paranaense.

Os sericicultores chegaram cedo e foram recepcionados com um café da manhã pelo responsável local da Empresa de Fiação de Seda - BRATAC, o senhor Maicon Donizete de Souza. Também estiveram presentes oChefe do Núcleo Regional da SEAB de Campo Mourão, Eng. Agrônomo João Ricardo Barbosa Rissardo, o Prefeito de Barbosa Ferraz, EdenilsonMiliossi,  e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, Marcílio Pinto Barbosa, que juntos transmitiram uma mensagem de apoio ao produtores.

A iniciativa é uma ação do Governo do Paraná por meio da SEAB, IDR-Paraná em parceria com a Empresa de Fiação de Seda – BRATAC e Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | IDR - PARANÁ

Sericicultores de Barbosa Ferraz recebem mais de três toneladas de adubo do Governo do Paraná
Sericicultores de Barbosa Ferraz recebem mais de três toneladas de adubo do Governo do Paraná

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal