Campo Mourão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

16/02/2022 | Concebido por Goioerê

IAT avalia se acidente na BR-376 comprometeu água de rios do Litoral

IAT avalia se acidente na BR-376 comprometeu água de rios do Litoral

Caminhão com carga tóxica tombou no início da manhã desta quarta-feira (16), e produto atingiu Rio da Santa e Rio São João, em Guaratuba.

O Instituto Água e Terra (IAT) investiga a extensão do acidente ambiental que atingiu o Rio da Santa e o Rio São João, em Guaratuba, no Litoral do Estado, nesta quarta-feira, 16. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 667 da BR-376, no início da manhã, com despejo de produto químico em um córrego que desemboca em dois rios.

O caminhão que tombou na rodovia estava carregado com 32 mil litros de rejeito industrial ácido corrosivo (denominação de acordo com a ONU; 1832). A equipe do Escritório Regional do IAT no Litoral coletou material nos rios afetados para análise.

Conselho de Recuperação de Bens Ambientais convida ONGs para apresentação de projetos

Especialmente o Rio São João é uma opção de lazer e pesca para veranistas. O local passou cerca de um ano interditado por conta de um acidente que ocorreu no ano passado, em que a carga tóxica de um caminhão também atingiu o rio.

INTERDIÇÃO – A prática de atividades foi liberada no início deste mês, pela Portaria IAT nº 020/2022. Uma nova interdição dos dois locais atingidos pelo acidente desta quarta-feira será definida após o resultado da análise da qualidade da água e a emissão de Laudo Técnico.

Com apoio da prefeitura de Garuva (SC), a população é alertada com placas de Alerta/Risco nas áreas afetadas, não sendo indicado o contato com a água. O aviso perdura enquanto se aguarda a análise das amostras de água.

O IAT emitirá um Relatório de Inspeção Ambiental para a empresa responsável pela carga, solicitando a apresentação de Plano de Monitoramento do solo afetado e das águas superficiais.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal