Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

13/04/2022 | Concebido por Goioerê

Concurso audiovisual que estimula conscientização sobre drogas abre período de inscrições

Concurso audiovisual que estimula conscientização sobre drogas abre período de inscrições

Objetivo é motivar o debate e reforçar o não uso de substâncias ilícitas por meio de qualquer expressão audiovisual (vídeos, filmagens, animações ou clipes). Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Estão abertas até 7 de outubro as inscrições para a 6ª edição do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas. O objetivo é trabalhar a conscientização e a prevenção ao uso junto a estudantes do Ensino Médio de instituições públicas e privadas do Paraná. As obras vencedoras de cada categoria serão exibidas nas salas de cinemas do Estado em junho de 2023.

A iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), por meio do Núcleo Estadual de Política sobre Drogas (NEPSD), tem o intuito de motivar o debate e reforçar o não uso de substâncias ilícitas, por meio de qualquer expressão audiovisual (vídeos, filmagens, animações ou clipes).

PCPR oferta 149 vagas de estágio para estudantes do ensino médio, técnico e superior

Em junho deste ano serão exibidos os conteúdos dos vencedores da edição anterior, dentro da campanha Junho Paraná sem Drogas. A veiculação atende a lei 19.068/17, que obriga a divulgação de informe publicitário para esclarecimentos sobre os malefícios do uso de drogas ilícitas e prejuízos relativos ao abuso de drogas lícitas.

Para o diretor do Núcleo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, delegado Renato Figueiroa, a integração do poder público com a sociedade para fomentar as discussões sobre drogas é fundamental. “O objetivo do concurso é promover o debate sobre a problemática das drogas com a supervisão de um professor. Desta forma, o tema é abordado com os adolescentes, uma maneira de garantir que adquiram informações adequadas. Consequentemente, dúvidas são esclarecidas e o assunto também é levado para dentro das casas dos alunos”, destaca.

No Paraná, símbolos do autismo e deficiências podem ser incluídos no RG pela internet

INSCRIÇÃO – Uma das novidades neste ano é a inscrição e o encaminhamento dos materiais audiovisuais de forma online, que objetiva facilitar o processo e ampliar o número de inscritos. Nessa modalidade, os alunos precisam preencher formulário de inscrição no site do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (AQUI) e enviar o arquivo da obra, que não pode passar de 10 GB.

Os interessados também podem se inscrever presencialmente na Rua Solimões, nº 1.640, no bairro Mercês, em Curitiba (CEP. 80.810-070), ou enviar a inscrição e o material pelos Correios para esse mesmo endereço. Em ambas as opções o envelope deve conter ficha de inscrição, CD/DVD ou pen drive com a obra; título do material e o nome da instituição de ensino, além de demais documentos solicitados, conforme Edital.

O horário de funcionamento para o recebimento é das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Quem enviar via Correios deve ficar atento ao prazo de entrega, não podendo passar da data limite, 7 de outubro.

Serão automaticamente desclassificados do processo de triagem os formulários de inscrição que não apresentarem todos os itens solicitados ou com dados incorretos, incompletos, ilegíveis ou inverídicos. O mesmo vale para obras cujo arquivo esteja corrompido ou não possa ser aberto. Nos dois casos, os participantes devem estar atentos à documentação exigida no Edital.

Curso de operações táticas especiais reúne policias civis do Paraná e mais três estados

AVALIAÇÃO – Os critérios de avaliação são criatividade, originalidade, relevância da mensagem, coerência e adequação com proposta do concurso, qualidade técnica sonora e visual, qualidade informativa e o grau de assimilação da mensagem.

Após o envio das inscrições, a avaliação preliminar será em 25 de outubro. Depois, ocorrerá a avaliação final, junto com o anúncio dos vencedores, em 8 de novembro. Os primeiros colocados de cada categoria terão que enviar a documentação com firma reconhecida até 25 de novembro.

LEI – O Junho Paraná sem Drogas foi instituído pela Lei Estadual 19.121/2017, em substituição à Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas no Paraná, que era realizada anualmente na última semana de junho. A proposta é promover durante todo o mês ações para esclarecer a população sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, além de incentivar a busca de orientação, esclarecimento e tratamento, disponível na rede pública de saúde.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal