Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

17/05/2022

Saúde de Campo Mourão realiza atividades para marcar Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Saúde de Campo Mourão realiza atividades para marcar Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Nesta quarta-feira, dia 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Movimento se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa em nome de pretensos tratamentos. O Movimento da Reforma Psiquiátrica, iniciado no final da década de 70, teve como marco importante a luta para acabar com os manicômios.

Em Campo Mourão, nesta quarta, haverá capacitação de profissionais que atuam na UPA sobre manejo em situações de urgência e emergência em psiquiatria. Na quinta, o treinamento será voltada aos profissionais da Atenção Básica e dos profissionais da saúde mental, com o tema "Matriciamento e Estratificação de Risco em Saúde Mental".

“O intuito das capacitações com os profissionais é otimizar o atendimento voltado a população, bem como aprimorar os serviços. Ao longo do mês de maio temos conversado com nossos pacientes sobre os avanços obtidos através da reforma psiquiátrica e dos direitos das pessoas com transtorno mental”, destaca a coordenadora do CAPS II, Denise Rezende Barzotto.

Para o atendimento de saúde mental Campo Mourão conta com  Ambulatório de atendimento psicoterápico e psiquiátrico a pessoas acima dos 4 anos de idade, com sintomas leves e moderados. Outro serviço é o CAPS II, que atende pessoas acima dos 18 anos com transtornos mentais severos e persistentes. O CAPS AD é voltado a pessoas que façam uso, abuso ou tenham dependência de álcool ou outras drogas. O Ambulatório atende cerca de 530 pessoas por mês, enquanto CAPS AD cerca de 350 e o CAPS II aproximadamente de 210. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal