Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

29/06/2022 | Concebido por Goioerê

Governador anuncia criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Irati

Governador anuncia criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Irati

Com a unidade, o Corpo de Bombeiros do Paraná amplia a capacidade de atendimento a emergências e o alcance dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior oficializou nesta quarta-feira (29) a criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Irati. A elevação a Subgrupamento Independente traz mais autonomia administrativa para a gestão local e mais qualidade nos serviços prestados nos 21 municípios do Sul e do Centro-Sul do Paraná, onde vivem cerca de 470 mil pessoas.

Com a unidade, o Corpo de Bombeiros do Paraná amplia a capacidade de atendimento a emergências e o alcance dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres. O planejamento organizacional possibilitará, a médio e longo prazo, o aumento do efetivo de bombeiros militares atuantes na região e a criação e instalação de novos postos de atendimento da corporação.

“Elevar o Corpo de Bombeiros de Irati a Subgrupamento Independente é resultado do planejamento do Governo do Estado na área de segurança pública, que representa uma ampliação na equipe e também investimentos em equipamentos. A unidade vai atender uma região importante do Estado”, afirmou Ratinho Junior.

“Esse avanço vem de estudos regionais do Corpo de Bombeiros para reformular suas unidades conforme a demanda, e acontece paralelamente à contratação de pessoal. Nesta semana, anunciei a convocação de 400 bombeiros que passaram em concurso promovido pelo Governo do Estado”, ressaltou o governador.

Governador parabeniza os 100 alunos que vão embarcar para a Nova Zelândia em julho

Mais 100 investigadores vão reforçar a Polícia Civil do Paraná a partir de 2023

“A criação do 10º Subgrupamento vai permitir um aumento no efetivo, o que vai permitir um atendimento de melhor qualidade e com mais rapidez, tanto nos casos de emergência como nos trabalhos preventivos que o Corpo de Bombeiros presta à população”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, explicou que entre as melhoras previstas com a nova unidade está a agilidade maior nos processos de vistoria de empreendimentos e na prevenção a incêndios e outros acidentes. “Até então, os processos nessas cidades precisavam ser levados a Ponta Grossa para serem resolvidos. Também temos a oportunidade de melhorar a questão de equipamentos, viaturas e também efetivo naquela região”, disse.

“A elevação melhora as tratativas do comando local com o comando-geral do Corpo de Bombeiros, o que permite trazer as demandas da região, além de centralizar melhor o atendimento também com o de Ponta Grossa”, ressaltou o coronel.

Governador libera tráfego da pista principal do Viaduto Bratislava, obra histórica de Cambé

“Há muito tempo reivindicávamos a criação do Subgrupamento, porque éramos subordinados a Ponta Grossa, que comandava 40 municípios. Com essa divisão, Irati cria uma nova estrutura de equipamentos e pessoal, para atender não só a nossa cidade, como a toda a região”, disse o prefeito Jorge Derbli. “O trabalho do Corpo de Bombeiros já era muito bem feito, mas vai melhorar muito mais com a estrutura maior”.

Governador anuncia novo Batalhão da PM e libera R$ 15 milhões para o CEEP de Londrina

O Paraná conta com 12 Grupamentos, localizados em cidades maiores, como Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Colombo, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Apucarana e Guarapuava. Com a nova unidade, passa a ter também sete Subgrupamentos – Ivaiporã, Pato Branco, Umuarama, Cianorte, Santo Antônio da Platina, Paranavaí e Irati.

MUNICÍPIOS – A unidade beneficia o município sede e se estende para toda a região de Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rio Azul, Teixeira Soares, Ivaí, Mallet, Imbituva, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo, União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis e Guaramiranga. Até então, essas cidades eram ligadas ao Grupamento de Ponta Grossa, que vai até a divisa com São Paulo e atendia 40 municípios.

Polícia Civil finaliza revitalização do prédio da Corregedoria Geral, em Curitiba

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; a comandante do 10º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitã Carla Adriana Spak; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira; a deputada federal Leandre dal Ponte; os deputados estaduais Ricardo Arruda e Artagão Junior; o presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato; a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik; e o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal