Campo Mourão, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

18/07/2022

Plano Safra aliado a conservação de solos são temas de palestra em Barbosa Ferraz

Plano Safra aliado a conservação de solos são temas de palestra em Barbosa Ferraz

Com o anúncio do plano safra pelo Governo Federal nos últimos dias, surgiu a necessidade de levar à classe produtora rural as informações sobre o tema. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz, através da Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com o IDR-Paraná, escritório local e Regional, realizaram uma importante reunião nesta sexta-feira (15), na Câmara Municipal, sobre o Plano Safra 2022/2023 e também sobre Manejo e Conservação do Solo, com a Engenheira Agrônoma da AdaparLosaniPerotti.

O Prefeito MunicipalEdenilsonMiliossideu as boas-vindas aos participantes e comentou sobre os trabalhos realizados e a importância desta reunião, logo após teve início a palestra do Extensionista local Marcelo Agenciano que abordou as principais Políticas Públicas agrícolas vigentes no momento e como o agricultor deve fazer para acessá-las, pois inúmeras vezes os mesmo atendem todas as exigências legais para participarem, mas por desconhecimento não usufruem das mesmas. Nesta oportunidade o Extensionista lembrou a importância de se manter a DAP ativa e quais documentos seriam necessários para fazê-lo, além de lembrar que em novembro próximo essa declaração será aprimorada ao ser substituída pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); aprimoramento esse que possibilitará que mais agricultores familiares tenham acesso a políticas públicas diferenciadas.Agenciano também lembrou das taxas e prazos das principais Linhas de Crédito da Agricultura Familiar e Empresarial e a importância do agricultor se antecipar e já entrar em contato com seu agente financeiro para trabalhar o crédito rural.

Na sequência os gerentes locais do Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob e Cresol respectivamente lembraram a importância do uso do crédito consciente para que a agricultura familiar mesmo com as intempéries atuais, continue com índice baixo de inadimplência mantendo acesso duradouro a esta ferramenta estatal.

No intervalo foi servido um farto café rural Barbosense que precedeu a fala da Engenheira Agrônoma LosaniPerotti, que focou no uso e conservação do solo e das águas, onde todos puderam entender a legislação sobre uso de solo agrícola no estado e reconhecer as práticas inadequadas de manejo do solo que são determinantes para a ocorrência de processos erosivos, (inclusive muitas dessas práticas adotadas por eles). “Com a falta de práticas conservacionistas integradas, perdemos toneladas de solo por ano, só pelo simples fato de não haver cobertura do solo a vida útil dos terraços é diminuída, pois eles são assoreados em pouco tempo e essa água que deveria infiltrar, acaba escorrendo, fazendo com que o solo deixe de agir feito uma esponja e mantenha a umidade para o período que o próprio agricultor mais precisaria dessa umidade perdida”ComentouLosani.

Nos últimos 10 anos houve uma estagnação e até um retrocesso em relação a conservação do solo, então é necessário esta reflexão para evitar litígio com propriedades adjacentes, ou mesmo notificações por parte do órgão fiscalizador, pois a Legislação Estadual é bem clara em relação as responsabilidades do proprietário.

Segundo o agricultor João Escobar, “Esse tipo de reunião é importante para lembrar a importância de fazer as curvas dentro da técnica, ele mesmo já fez em sua propriedade, mas após uma chuva forte ela não suportou o volume e teve que ser ajustada, agora sempre tenta manter elas em dia dentro dasrecomendações.

Já para a palestrante, Losani Perotti , “esse momento é importante para que o agricultor conheça e respeite a legislação de uso do solo agrícola no Paraná. Mais que conhecer, esse momento serve para que nós mostremos para ele o impacto do mau uso do solo em sua comunidade e todo ambiente”.

O momento foi encerrado com sorteio de brindes e uma reflexão por parte da palestrante ao lembrar que além da escritura, devemos deixar como herança um solo conservado para nossos filhos e assim sucessivamente, assim toda sociedade herdará esse bem comum.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | IDR - PARANÁ

Plano Safra aliado a conservação de solos são temas de palestra em Barbosa Ferraz
Plano Safra aliado a conservação de solos são temas de palestra em Barbosa Ferraz
Plano Safra aliado a conservação de solos são temas de palestra em Barbosa Ferraz
Plano Safra aliado a conservação de solos são temas de palestra em Barbosa Ferraz

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal