Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

30/07/2022

Efetivo do 11º BPM recebe capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate

Efetivo do 11º BPM recebe capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate

Além da prática de torniquete, o curso aborda técnicas de salvamentos que podem ser aplicadas em outras áreas do corpo também como vias áreas, lesões em tórax, entre outras

Um grupo de 22 policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão está recebendo nesta sexta-feira (29) e sábado (30), a capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate (APH). A instrução, com atividades teóricas e práticas, está sendo ministrada pelo soldado da Polícia Militar, lotado no Batalhão de Fronteira (BFron) de Marechal Cândido Rondon, Maycon Wesley Gonçalves, especializado na área.

Gonçalves explica que a técnica é voltada ao socorro do policial militar em situação de combate e também da própria população em casos de acidentes, por exemplo. “Começamos de manhã com a parte teórica abordando tudo que envolve a metodologia de socorro e agora começamos a fazer a parte prática com aplicação de torniquetes para a contenção de sangramentos massivos”, falou o militar.

Soldado Gonçalves comentou que a capacitação é bastante importante tendo em vista que 40% das mortes de policiais que ocorrem no Brasil estão relacionadas diretamente com sangramentos em áreas massivas – braços, pernas, regiões juncionais – que poderiam ser evitados com a técnica de torniquete, por exemplo, uma das metodologias abordadas na instrução. “Estes são tipos de sangramento que muitas vezes acabam levando o policial a óbito. Mas são situações preveníveis”, afirmou.

Além da prática de torniquete, o curso aborda técnicas de salvamentos que podem ser aplicadas em outras áreas do corpo, como vias aéreas, lesões em tórax, entre outras. Cada região é trabalhada com um tipo de material [instrumento] específico. Toda esta parte será agregada à instrução de tiro neste sábado. “Hoje na parte da noite haverá ainda um exercício simulado no batalhão”, informou Gonçalves. Os policiais que estão recebendo a instrução farão uma prova teórica na manhã deste sábado.

Soldado Gonçalves é instrutor institucional da PM-PR neste tipo de instrução. Ele capacita policiais de outros estados também. “Esta área ainda é muito carente no Brasil. A partir de 2018 o Paraná está se destacando no cenário nacional com a Escola Superior de Polícia Civil, os “Cobras”, com um curso de especialização em APH de Combate, começando então a se multiplicar pelo Brasil”, frisou.

O subcomandante do 11º BPM, capitão Wagner de Araújo, que está recebendo a capacitação, destacou que o curso é importante para atendimento pré-hospitalar em situações mais difíceis e adversas. “Nosso policial de radiopatrulhamento se depara com uma situação, por exemplo, em que a ambulância demora para chegar ou está longe de um hospital, pode aplicar estas técnicas estudadas na vítima conseguindo dar sobrevida a esta pessoa até o socorro chegar”, exemplificou.

O capitão ressaltou que a instrução é fundamental aos policiais. Ele informou que começou as instruções com equipes táticas por estarem mais suscetíveis a situações adversas no dia a dia, mas que será repassada a todos os demais policiais, inclusive de todos os 20 municípios de abrangência do batalhão. “Estamos apenas no começo. É fundamental investir nestas instruções para que nossos policiais possam estar ainda mais preparados para atender a população”, acrescentou Araújo.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | TRIBUNA DO INTERIOR - WALTER PEREIRA

Efetivo do 11º BPM recebe capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate
Efetivo do 11º BPM recebe capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate
Efetivo do 11º BPM recebe capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal