Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

10/08/2022

IDR-Paraná melhora manejo reprodutivo do gado leiteiro no município de Iretama

IDR-Paraná melhora manejo reprodutivo do gado leiteiro no município de Iretama

A bovinocultura leiteira no Brasil é uma atividade antiga, teve início no período de colonização, com os portugueses. De lá para cá, houveram diversos avanços na cadeia produtiva, aumentando os retornos financeiros. Quando o assunto é produção de leite, o estado do Paraná ocupa uma posição de destaque, no Brasil. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), o estado produziu 4,3 bilhões de litros de leite por ano, o que o coloca em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

Para que a atividade seja rentável é preciso avaliar todo ciclo de produção de leite, a partir do desempenho reprodutivo do animal. Cabe, então, ao técnico responsável, auxiliar o produtor com um programa adequado de saúde do rebanho, visando a maximização do desempenho.Um desses avanços é, sem dúvidas, a utilização da ultrassonografia veterinária no manejo reprodutivo do gado de leite. Pensando nisso, o IDR-Paraná, no projeto leite Itaipu, começou a fazer esse trabalho junto as unidades de referências locais no município de Iretama, com apoio da Extensionista/ medica veterinária Ana Carolina M. Ferreira, da unidade municipal de Mamborê.

A produção de leite de uma vaca entre os partos dura em média 10 meses. Por isso, intervalos entre partos menores aumentam a produção de leite por dia útil, o que resulta em maior número de bezerros nascidos. Por isso, para os técnicos que atuam que atuam nessa área, buscar a eficiência reprodutiva, aumentando a produtividade, é essencial. Com o manejo reprodutivo regular e bem conduzido no gado leiteiro, traz diversas vantagens:  aumento da produção de leite; aumento do número de novilhas para reprodução; menor gasto com tratamentos reprodutivos; menor custo com descarte e reposição; redução do intervalo improdutivo; aumento do ganho genético. 

 Emerson Rodrigues da Silva, que é uma das unidades de referência do programa no município, falou: “Estamos recebendo assistência técnica do IDR-Paraná a 4 anos, e desde que começamos, a gente só tem melhorado em qualidade e quantidadee aprendido técnicas novas, agora com o uso de ultrassom, podemos melhorar ainda mais, principalmente no manejo reprodutivo”.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | IDR - PARANÁ

IDR-Paraná melhora manejo reprodutivo do gado leiteiro no município de Iretama
IDR-Paraná melhora manejo reprodutivo do gado leiteiro no município de Iretama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal