Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

26/01/2017 | Concebido por Umuarama

Chuva volta a causar prejuízos: pontes, galerias e ruas são danificadas

Chuva volta a causar prejuízos: pontes, galerias e ruas são danificadas

O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, percorreram diversos pontos da cidade atingidos pela forte chuva da última quarta-feira, 25, que de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) atingiu 92mm em menos de duas horas. Os danos mais significativos foram registrados em ruas que tiveram o pavimento arrancado pela enxurrada.

A chuva causou vários focos de erosão e comprometeu parte do aterro nas cabeceiras de duas pontes, no Parque Laranjeiras e no Jardim Petrópolis. Financeiramente os prejuízos ainda não foram quantificados. Mas o prefeito estima que os estragos foram grandes. "Tivemos várias ruas atingidas. Em alguns pontos, as galerias pluviais não deram conta de escoar o grande volume de chuva. Quando isso acontece, a água escorre sobre o asfalto, abre crateras e causa muito estrago", afirmou o prefeito.

Pozzobom disse ter conhecimento sobre 13 pontos da região central que sofrem alagamentos constantes. "Porém, a solução para esse problema exige investimentos vultuosos, que não podem ser feitos apenas pelo município. Para obras desse porte, o município depende de recursos do governo federal e também do Estado. Temos a necessidade de realizar um grande projeto de aumento da capacidade de drenagem das galerias pluviais, que teria impacto significativo na vida da população", avaliou.

Entre as áreas mais danificadas estão as ruas Lions, Las Vegas, Belém, Joana D'arc, Jorge Luiz Lozovoy e Fernão Dias. Além do asfalto danificado, houve rompimento de galerias e bocas de lobo. Na Avenida Brasil, uma cratera se abriu na esquina com a Avenida Guanabara e até um poste foi engolido. "Ainda estamos apurando as causas desse buraco, que foi isolado e sinalizado para evitar riscos à população. Teremos de esperar a terra se estabilizar e fazer uma sondagem, para apurar o problema e aplicar uma solução", afirmou o secretário Isamu Oshima.

Conforme a Defesa Civil, duas casas foram destelhadas na Rua Nicanor dos Santos Silva e mais duas sofreram alagamento, no Conjunto Habitacional Verde Vale e na Rua Recife. Outra casa foi alagada pelas chuvas no Jardim Irene, por uma falha de escoamento (vício de construção). Cinco famílias foram desalojadas no Jardim Vila Rica, por risco de desabamento de um muro de arrimo com sete metros de altura. Após as chuvas elas voltaram para suas casas.

O grande volume de chuva repentina elevou o nível do ribeirão Piava e a casa de máquinas da estação de captação de água da Sanepar também alagou. Com problemas nos motores elétricos, agravado pelo assoreamento do manancial, a captação foi interrompida e faltou água nesta quinta-feira, 26, em diversos pontos da cidade.

"Cada chuva forte é um pesadelo para Umuarama. A cidade precisa de grandes investimentos para aumentar a capacidade de vazão e serão necessárias várias gestões para uma solução definitiva. Vamos fazer o que é possível, utilizar todo nosso efetivo e os recursos que tempos para amenizar os problemas. Mesmo assim, será necessário paciência da população, porque o trabalho vai levar semanas", completou o prefeito Celso Pozzobom.

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal