Campo Mourão, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

27/01/2017 | Concebido por Goioerê

Óleo de semente de uva para tratamento de pele e cabelos

Óleo de semente de uva para tratamento de pele e cabelos

A uva é uma fruta de alta qualidade nutricional e muito versátil. Utilizadas para fabricação de vinho, sucos e alimentos, as uvas também servem de fonte para extração de óleo vegetal.

As sementes das uvas são trituradas e prensadas a frio de forma a obter o óleo. É um processo demorado e custoso, já que, para produzir um litro de óleo, são consumidos quase 200 kg de semente de uva. O resultado final é um óleo de altíssima qualidade e pureza.

O óleo extraído da semente de uva possui tocoferol (vitamina E) e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol é um antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o. O ácido linoleico (Ômega 6) é um ácido graxo que combinado com o Ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas.

Esse óleo pode ser utilizado para massagem, bem como bálsamos, produtos de higiene, cabelo, face e hidratantes corporais, juntamente com bloqueadores solares, bem como pomadas de queimaduras solares.

Composição do Óleo de Semente de Uva

-Ácidos Graxos Saturados: 10%
-Ácidos Graxos Monoinsaturados: 16%
-Ácidos Graxos Poliinsaturados: 70%
-O óleo da semente de uva não contém as mesmas propriedades da uva.

Ingestão de Óleo de Semente de Uva: Ressalvas

A maioria das fontes de pesquisa na Internet enaltece o óleo se semente de uva como muito benéfico para saúde, inclusive que é um óleo anti-inflamatório que trata várias doenças e que até evita câncer, mas a realidade não é bem assim.

O que ele possui de bom é a vitamina E, e a quantidade é muito pouca. O problema é que ele é muito rico em Ômega 6 (ácido linoléico), se não houver um equilíbrio com o Ômega 3, 9 e 12, ele pode ser muito prejudicial, inclusive inflamatório. Você até pode tomar, mas é preciso ter cautela e fazer o equilíbrio com o Ômega 3.

E pode usar o óleo de semente de uva para cozinhar?

Novamente, a maioria das fontes de pesquisa dizem que sim, inclusive que pode até usar para fritar. Porém, essa teoria já foi desbancada e ele não deve ser usado para cozinhar.

O óleo de semente de uva tem uma grande quantidade de gordura poli-insaturada que possui ligações duplas. Estas ligações duplas são reativas e tendem a reagir com o oxigênio quando aquecido, formando compostos prejudiciais e radicais livres. Os óleos alimentares mais saudáveis são aqueles que contêm gorduras saturadas (ghee, manteiga e óleo de coco), porque elas não têm ligações duplas e são, portanto, menos suscetíveis de reagir com o oxigênio durante o aquecimento. Conheça Os Melhores (e Piores) Óleos para Cozinhar.

Óleo de Semente de Uva para Beleza
Apesar de não ser tão benéfico assim para ingerir, esse óleo é muito benéfico e útil para tratar a pele e os cabelos.

Para Tratar a Pele

O óleo de semente de uva é um ótimo carreador para usar na aromaterapia, tanto para cuidados da pele quanto dos cabelos. Confira alguns benefícios para a pele:

-Tem grande capacidade de penetração na pele
-Ajuda a prevenir o aparecimento de estrias devido às suas propriedades hidratantes e regeneradoras
-Possui ação cicatrizante
-Tonifica e revitaliza a pele
-Deixa a pele mais macia e aveludada
-Pode ser usado puro para hidratação de partes ressecadas do corpo
-Estimula a produção de colágeno
-Melhora a elasticidade da pele
 

Para Tratar o Cabelo

É um óleo leve e por isso é bom de usar nos cabelos, não deixa os fios pesados e nem oleosos. O óleo de semente de uva também é absorvido rapidamente pela pele e ainda possui a vantagem de não ter cheiro.

-Hidrata as pontas ressecadas
-Hidrata o couro cabeludo podendo melhorar a caspa
-Melhora a saúde capilar fazendo com eles cresçam de forma adequada
-Deixa os cabelos mais fortes e brilhantes
-Pode ser usado em qualquer tipo de cabelo
-É rapidamente absorvido pelos fios
-Suaviza as cutículas dos cabelos secos e crespos, retendo a umidade e deixando o cabelo hidratado.


Como usar o óleo de semente de uva para beleza?

Ele pode ser usado puro diretamente sobre a pele como um hidratante e também pode ser adicionado a loções e cremes para potencializar a hidratação. Para usar como um carreador na aromaterapia basta adicionar gotas de óleos essenciais e fazer massagens na pele.

Pode ser usado puro nos fios e também no couro cabeludo. Ainda pode ser adicionado a máscaras de hidratação. Confira como usar os óleos vegetais nos cabelos.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal