Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

28/01/2017 | Concebido por Goioerê

Quem corre regularmente tem menos chance de se lesionar jogando futebol?

Quem corre regularmente tem menos chance de se lesionar jogando futebol?

No embalo da série "Pré-temporada", que mostra a participação do repórter Thiago Asmar nos treinos do Boavista, o ortopedista Cláudio Pessoa passa dicas aos peladeiros de plantão. Afinal, entrar no campo ou na quadra e bater bola com os amigos é prazeroso e saudável, mas pede alguns cuidados básicos. Tudo para evitar lesões e problemas maiores com a prática do futebol. 

Quem pratica a corrida com regularidade, por exemplo, tem menos chance de lesionar jogando futebol? O médico do Boavista explica que não. Isso porque o grupamento muscular usado pelo atleta, neste caso, é diferente do que ele está habituado nos treinos. Ou seja, o corredor se dará bem somente na resistência física e na hora de avançar em linha reta. Ter cautela é importante.

- No futebol, o jogador tem que fazer paradas bruscas, desvios, deslocamentos. Ele vai utilizar músculos diferentes do habitual para ele. Precisará se movimentar, girar, saltar e dar carrinhos. Ele vai sentir uma diferença grande. Tendo uma capacidade aeróbica de corrida, ele vai querer colocar isso em prática no futebol. É aí que mora o grande perigo das lesões - alertou o médico.

Exames em dia
Antes de qualquer coisa, o principal é estar em dia com as condições clínicas, como a avaliação física, os exames de sangue e uma ida ao cardiologista para verificar qualquer risco no coração.

- É sempre interessante ver se os níveis de colesterol estão bons, se o ácido úrico não está alto, por provocar dores articulares importantes. E se insistir é pior. Lembrando que a pessoa precisa saber até onde pode ir. Se sentiu que chegou no limite, dê um parada. Se continuar, a tendência é se lesionar. E isso é algo comum de acontecer, não respeitar o limite do corpo - disse Cláudio.

Preparador físico do Boavista, Antônio Mello cita a importância da prevenção e destaca que o índice de infarto com pessoas que praticam esportes somente no fim de semana é alto. 

- O futebol é muito agradável, você se distrai e aumenta o seu ritmo naturalmente. O coração faz um esforço acima do que ele é capaz e aí aparece um problema predisposto pelo esporte quando é mal praticado. É importante ter paciência, consciência, pegar informação médica, fazer os exames regulares e ter orientação profissional. Para quem quer voltar a jogar uma pelada com os amigos e estava parado, treinar uma ou duas vezes por semana na areia, em ritmo tranquilo, vai melhorar a força muscular. Bem como uma corrida no asfalto e a musculação para reforçar mais os grupamentos. É o mínimo para poder brincar um pouco e de forma saudável - explicou.

Aquecimento ou alongamento?
Com tudo em ordem, é hora de ir bater bola. Primeiro faça um aquecimento e alongamento para avisar a musculatura e o organismo que você está se preparando para fazer sua atividade física. Isso porque a lesão muscular de membros inferiores vira uma constante por causa do esforço a mais que o atleta, principalmente o amador, acaba dando. Ou seja, prevenir é o melhor remédio.

- Atenção com a perna e panturrilha. Pode tentar dar um pique leve para ver se está tudo certo antes de a bola rolar para sua pelada. Sentiu algo no início do jogo, o melhor é parar. Mas se a pessoa é insistente com a lesão muscular, pode piorar e não se curar tão cedo - frisou o médico.

Retorne com calma
Segundo o ortopedista, as lesões mais comuns no futebol são as de tornozelo, joelho, quadril (púbis) e as musculares, como as de coxa, virilha e panturrilha. Isso sem falar nas pancadas e nos roxos na canela. Se a dor persistir, o indicado é procurar a ajuda de um especialista para avaliar melhor o caso.

- Lembrando sempre que as lesões ortopédicas vão e devem ser acompanhadas de gelo, com uma superfície de pano para não queimar a pele e colocar por 20 minutos em média - explicou.

Se está retornando após o tratamento de lesão, tenha cuidado para não afetar outros grupos musculares na hora de bater bola novamente. O ortopedista diz que isso pode ocorrer:

- É comum quando o atleta lesionado de um médio período (um ou dois meses) retorna para a atividade física lesionar outro grupamento muscular. Isso porque parou de continuar aprimorando aquele grupamento por conta da lesão. Por isso, na volta é importante proteger a parte muscular associada à lesão base que ele teve. Por exemplo, a pessoa torceu o joelho e quando volta sente logo a coxa. Ou seja, tem que se condicionar de novo. Não tem jeito - encerrou Cláudio.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | EU ATLETA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal