Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

28/04/2017 | Concebido por Umuarama

Enio Soares dos Santos e Odelio Henrique dos Santos recebem o Título de Cidadão Honorário

Enio Soares dos Santos e Odelio Henrique dos  Santos recebem o Título de Cidadão Honorário

Está marcada para as 20h desta sexta-feira (28), a entrega do Titulo de Cidadão Honorário aos senhores Enio Soares dos Santos e Odelio Henrique dos Santos. A solenidade acontece na Câmara Municipal de Umuarama, sendo aberta a toda comunidade.

O Tenente Coronel Enio Soares dos Santos esteve à frente da Polícia Militar de Umuarama por diversos anos, tendo comandado inúmeros trabalhos em prol do fortalecimento da segurança pública municipal. A honraria é uma proposição do vereador Marcelo Nelli.

Por sua vez, Odelio Henrique dos Santos é figura expressiva na sociedade e história umuaramense, tendo ocupado diversos cargos importantes em entidades sociais, além de ser o fundador da Associação de Recuperação de Alcoólatras e diversos outros trabalhos de auxilio comunitário. Foi congratulado com o título no ano de 2000, sendo o projeto de autoria do então vereador, Ismar Carlos Rocha Guimarães. Confira abaixo o currículo dos homenageados.

 

O TÍTULO

Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe. O agraciado passa a ser um irmão, um conterrâneo, um ilustre da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida na localidade que lhe concede a honraria. É fundamental a relevância de suas ações em prol do município e da coletividade.

 

CURRÍCULO DOS HOMENAGEADOS

 

ENIO SOARES DOS SANTOS

 

Nasceu no dia 01 de março de 1966, sendo casado com Sônia Maria do Prado Santos, com quem teve os filhos Enio Soares dos Santos Junior e Maria Eduarda Prado Santos. Sua vida de Militar se iniciou em 23 de fevereiro de 1985, com sua inclusão no Exercito Brasileiro, tendo passado para a reserva como 3º sargento no mesmo ano. Em 1986, foi soldado no BPTran em Curitiba, e em 1990 ingressou como aspirante oficial da Polícia Militar e, no ano posterior, recebeu a titulação de 2º Tenente do Quadro de Oficiais da Polícia Militar, e, 1º Tenente em 1993. Em 2002 foi promovido a Capitão do Quadro de Oficiais da Polícia Militar e Major em 2010. Em 2014 mais um titulação importante, desta vez como Tenente Coronel do Quadro de Oficiais da Polícia Militar.

Dentre as principais funções exercidas, estão: O Comando do Pelotão do 7º Batalhão de Cruzeiro do Oeste; Sub-comando da 2ª Companhia da Polícia Militar de Umuarama; coordenação da escola de formação de soldados, em Cruzeiro do Oeste. Em 1999 foi transferido para o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, onde foi chefe de pessoal, chefe de inteligência e chefe do cartório do termo circunstanciado. Em 2003 assumiu o comando da 3ª Cia do 6º Batalhão da Polícia Militar. Entre 2006 a 2009, com a criação em Toledo do 19º Batalhão, exerceu função de Chefe de Logística e Subcomandante e, entre 2009 a 2014, comandou da 5ª Companhia da Polícia Militar de Umuarama. Em 2014, assumiu o comando do recém criado 25º Batalhão da Polícia Militar, em Umuarama.  

Em sua carreira, sempre primou pela qualificação e, por conta disto, se formou oficial em 1990, na Academia Guatupê, em regime integral. É formado em Direito pela Unipar, pós-graduado pela Universidade Federal do Paraná, no curso de aperfeiçoamento de oficiais e especialização em administração policial, possuindo outras duas pós-graduações, uma em Segurança Pública, Direitos e Cidadania, pela Unioeste-Toledo e outra em Gestão de Pessoas – Complementação em Magistério.

 

 

ODELIO HENRIQUE DOS SANTOS

Nascido na cidade de Pirajuí, em 30 de julho de 1930, filho de Osvaldo Henrique dos Santos e Amábile Casterdelli. Em 1957 veio de Itambé-PR, para a cidade de Maria Helena. Mas, foi em 1966 que fixou residência em Umuarama, onde atuou como representante comercial de várias empresas. É fundador e vice-presidente do Asilo São Vicente de Paula. Também fundou a ARA (Associação de Recuperação do Alcoólatra), em 27 de março de 1976. Participou ainda da fundação do Serviço de Obras Sociais – SOS, como diretor de patrimônio, no ano de 1980. Fundou ainda a OVINOPAR, tendo exercido o cargo de tesoureiro. Presidiu a COPERAMA, Cooperativa de Coelhos de Umuarama em meados de 1990. Em 16 de fevereiro de 1996, fundou a PREFEM (Preferencial Fundo Mútuo) destinado a assistência funerária, beneficiando centenas de famílias carentes de Umuarama e região.

 

Casado com Dona Geralda Aparecida dos Santos, com quem teve cinco filhos: Oriovaldo (in memoriam), Osnilda, Gilberto, Odelio Carlos, Lucineide, sendo hoje avô de 10 netos e 04 bisnetos. Na área social do ARA, participou ativamente durante 24 anos, tendo fundado diretamente outros 46 grupas da ARA, com o apoio das dioceses de Umuarama, Apucarana, Paranavaí, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Pixanga, Dourados-MS, ABC Grande São Paulo e de mais 15 ARAS espalhadas pela região, indiretamente, levando o nome de Umuarama em inúmeros municípios brasileiros. Uma figura presente na história e no desenvolvimento da Capital da Amizade, sendo grande merecedor da honraria ora concedida.

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal