Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão Paraná

16/05/2017

Unespar prepara-se para mais um encontro institucional do Pibid

Unespar prepara-se para mais um encontro institucional do Pibid

O III Seminário e V Encontro Institucional do Pibid da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já estão com a data e o local de realização definidos. Neste ano, os eventos acontecerão entre os dias 8 e 10 de novembro e serão sediados no campus de União da Vitória.

Os acadêmicos bolsistas, professores coordenadores e supervisores vão se reunir para discussões e compartilhar experiências a partir da temática “Pibid e a profissionalização docente: avaliando impactos e redefinindo caminhos”. A proposta, segundo a coordenadora institucional, professora Marcia Stentzler, se faz relevante porque este é um ano avaliativo do programa a nível nacional. Com isso, um dos objetivos é divulgar os impactos gerados pelo programa nas escolas parceiras onde os licenciandos atuam.

Durante os eventos, os participantes dos subprojetos existentes nos sete campi da Unespar refletem sobre a formação dos futuros docentes, a prática e a pesquisa em educação desenvolvida pelos coordenadores de área e de subprojetos e, principalmente, sobre os impactos causados pela interação entre universidade e as escolas de Educação Básica.

A programação contempla palestras, oficinas, apresentação de comunicações, materiais didáticos e painéis. Além dos bolsistas, também destina-se à pesquisadores que discutem a formação inicial e continuada, aos professores do Ensino Superior e da educação básica, bem como a estudantes de cursos de graduação e da pós-graduação.

A comissão organizadora que em breve serão divulgadas as normas e prazos para participação nos eventos. Enquanto isso, solicita aos interessados que comecem a se organizar para os eventos.

 

Concurso

Uma das ações em realização para divulgação do III Seminário e V Encontro do Pibid Unespar é o concurso que vai escolher a melhor arte para o cartaz. Nesta segunda-feira (15) encerrou a votação das propostas inscritas na página www.facebook.com/eventopibidunespar. Após a conferência da coordenação, a arte que obtiver o maior número de curtidas será a vencedora.

 

Carta de apoio

Além dos debates, na última edição dos eventos, realizadas em 2015, um dos resultados foi a elaboração de uma carta que reconhece e destaca a relevância do Pibid. A medida buscava reforçar a necessidade do programa após rumores de que ocorreriam cortes no orçamento federal destinados à educação que poderiam afetar diretamente as atividades em desenvolvimento. O documento foi recebido pelo reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, e encaminhado aos deputados federais.

 

Pibid

A Unespar é uma das instituições de Ensino Superior que possui o maior número de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Paraná. Os sete campi da universidade possuem subprojetos voltados para a formação de professores tanto em estágio inicial como em atividade.

 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), uma das intenções do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | UNESPAR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal