Campo Mourão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

27/06/2017

Acicam completa 64 anos de fundação 

Acicam completa 64 anos de fundação 

   A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) completa 64 anos de fundação nesta terça-feira (27/6). Não estão programadas comemorações para marcar o aniversário e a entidade destaca-se pelos inúmeros serviços oferecidos aos seus mais de 1.200 associados e pela atuação em favor do comércio, indústria e da área de prestação de serviços.

  A Acicam surgiu quando o Município tinha apenas seis anos de criação e vivia ainda o ciclo econômico da exploração da madeira. As serrarias ocupavam quarteirões inteiros, inclusive na área central da cidade. O município se estendia por boa parte do Vale do Piquirivaí e predominava a população rural. Nenhuma via pública da cidade tinha asfalto e o Município não contava com nenhuma rodovia de acesso pavimentada. Mas Campo Mourão já tinha uma economia forte, com um comércio movimentado para os padrões da época.

   A entidade surgiu com a denominação de Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão (ACICM), congregando industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas. Foi fundada em 1953 motivada pela necessidade da união dos pioneiros empreendedores, que se ressentiam de serviços de apoio as suas atividades econômicas. Também não contavam com uma entidade que defendesse seus interesses. Assim surgiu a primeira entidade empresarial de Campo Mourão.

   O comerciante do ramo de material elétrico Oscar Franco Wolf foi o primeiro presidente. Da diretoria da gestão 1953-55 faziam parte ainda: Augusto Schwab (1º vice-presidente), Ivo Mário Trombini (2º vice-presidente), Nilo Rangnetti (secretário geral), Osmam Antunes Ribeiro (1º secretário), Antônio Toledo Silveira (2º secretário), Theophilo Linpinski (1º tesoureiro) e Eugênio Michikowski (2º tesoureiro).

   Motivos diversos levaram a suspensão das atividades durante um período, mas a ACICM retomou sua atuação em 1969, com a eleição do presidente Rosalino Salvadori. Nunca mais a entidade interrompeu suas atividades e hoje desponta entre as mais atuantes do Paraná.

   Proporcionalmente ao porte do Município, a Acicam está entre as maiores associações comerciais do interior do Estado e participou da fundação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). Paulo César Gomes é o atual presidente da Acicam.

   A entidade tem participação ativa na defesa dos interesses de Campo Mourão e da região, além de desenvolver relevantes e inovadores projetos de responsabilidade social. Entre eles destaca-se a Casa das Fraldas.

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Acicam completa 64 anos de fundação 
Acicam completa 64 anos de fundação 
Acicam completa 64 anos de fundação 

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal