Campo Mourão, segunda-feira, 20 de novembro de 2017 Trocar cidade

Beleza/Sáude

23/08/2017 | Concebido por Goioerê

Cuidados com o Rosto

Cuidados com o Rosto

O rosto é a primeira parte do corpo em que reparamos quando conhecemos uma pessoa; é o nosso cartão de visitas. Por isso, para estar sempre bonita, o segredo fundamental é cuidar do rosto. Adquirir este hábito desde cedo é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Estresse, má alimentação, excesso de sol, fumo, alterações hormonais e poluição são alguns dos fatores que interferem negativamente no processo de renovação celular. Eles geram a produção de radicais livres e comprometem a hidratação cutânea, prejudicando a aparência.

Uma rotina de cuidados básicos com a pele do rosto é necessária para minimizar esses efeitos negativos, e deve fazer parte de nossa higiene diária. No início, poderá parecer chato ou cansativo, mas com o tempo você verá os resultados e tudo se tornará uma rotina comum. O importante é tentar inserir alguns desses procedimentos em seu dia a dia.

1. Limpeza da Pele

Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. Uma pele limpa evita que cravos e espinhas se proliferem, já que diminui a flora bacteriana e as impurezas da pele. É indispensável para a manutenção de todo tipo de pele para remover as impurezas dos poros. A pele limpa estará apta para receber com mais eficiência os tratamentos faciais. Primeiro use um demaquilante para retirar a maquiagem, em seguida lave o rosto com sabonete específico para finalizar a limpeza.

2. Tônico Facial

O tônico facial é utilizado para complementar a limpeza da pele. Ele tem o papel de protegê-la da ação dos radicais livres, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformizando a textura da pele. Essa loção também tem a função de manter a umidade natural da pele, além de proporcionar mais elasticidade e beneficiar o tônus muscular da pele. O tônico deve ser usado depois de lavar o rosto. Ele vai eliminar aquela sujeirinha que a limpeza com o sabonete não tirou.

3. Esfoliação da Pele

O esfoliante é ideal para uma limpeza mais profunda da pele, eliminando as impurezas e retirando as células mortas de forma eficaz. A esfoliação também estimula a renovação natural de células da pele e ajuda no tratamento das espinhas. Além disso, a esfoliação prepara a pele para receber tratamentos complementares — melhorando, por exemplo, a absorção de loções hidratantes. Pelo menos a cada 15 dias, faça uma boa esfoliação na pele.

4. Máscara Facial

Existem vários tipos de máscaras, as que hidratam, as que tratam oleosidade, as que limpam e esfoliam (ajudam a fechar os poros), as máscaras feitas com argilas que desintoxicam a pele, e até as máscaras caseiras e naturais. O ideal é usar uma máscara facial uma vez por semana e intercalar os tipos para manter a pele limpa e saudável.

5. Hidratação Facial

Após esse ritual de limpeza, sua pele está preparada para receber uma boa hidratação. O uso adequado do hidratante faz a reposição da umidade da pele, eliminando tensões e suavizando rugas. Durante a aplicação, é recomendado que sejam feitos alguns movimentos específicos para melhorar ainda mais o resultado.

A hidratação facial é indicada para todos os tipos de pele, porém são as peles ressecadas que se beneficiam mais. Além do resultado imediato, é um ótimo método de prevenção do envelhecimento, pois cria uma película protetora para a pele.

6. Hidratante Clareador

As manchas na pele são um tormento para as mulheres que buscam uma pele saudável e homogênea. As causas dessas manchas podem ser as mais variadas como, por exemplo, a alteração na produção de melanina, infecções, distúrbios hormonais, exposição ao sol e marcas de acne. O ideal é usar um hidratante com ação clareadora para prevenir que novas manchas apareçam.

7. Tratamentos com Ácido

O surgimento de manchas indica que houve uma maior produção de pigmento naquele ponto da pele. Por isso, o tratamento é feito de forma localizada, somente sobre a área manchada. Os ácidos mais usados nesses casos são o retinoico, o kójico e o fítico. Além de inibirem a produção do pigmento melanina, todos são poderosos agentes de renovação celular. Os ácidos são os mais eficientes para tratamento de manchas.

8. Cremes para Área dos Olhos

A área dos olhos merece uma atenção especial pelo fato de ser a parte mais sensível do rosto. É o local onde aparecem as primeiras rugas. Os cosméticos são elaborados com fórmulas especiais para não agredir os olhos.

É importante utilizar cremes específicos para a região ao redor dos olhos, para manter o local devidamente hidratado, melhorar a textura da pele e promover uma renovação celular superficial. Com o uso diário e contínuo é possível evitar o aparecimento de linhas indesejáveis.

9. Cremes Anti-idade

Já na fase adulta, inicia-se a preocupação com o envelhecimento precoce. Com o passar dos anos, o desgaste natural da pele se intensifica. Fatores ambientais, estilo de vida e fatores psicológicos acabam influenciando no nosso bem-estar e na saúde de nossa pele. Por isso, fica cada vez mais importante ter um cuidado redobrado com a pele.

Será que os cremes antirrugas eliminam rugas? A resposta é não! Nenhum creme vai eliminar o que já tem, porém, os cremes ajudam a prevenir que novas rugas surjam. Quanto antes começar, melhor.

10. Protetor Solar

Muitas vezes não percebemos o sol queimar, mas ele está lá, firme e forte. Por isso, na hora de passar o protetor, espalhe-o bem, para cobrir todos os cantos do rosto. Lembre-se que mormaço também queima! No verão, não podemos marcar bobeira e precisamos redobrar os cuidados com a pele, principalmente a do rosto que é mais sensível e fica exposta o dia inteiro.

O uso do protetor solar é essencial para proteger a pele da ação dos raios solares, que é um dos maiores vilões do envelhecimento precoce. Ele deve ser utilizado diariamente, estando você na praia ou não. O filtro solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele.

Mais Dicas para uma Pele Bonita

- Programe-se para cuidar diariamente de sua pele. Alguns minutos diários, duas vezes ao dia, podem fazer sua pele renascer;

- Beba bastante água, fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo;

- Tente manter uma alimentação equilibrada, à base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras;

- Procure criar condições para um sono de qualidade e duração adequada;

 -Pratique atividades físicas regularmente;

- Faça massagens faciais com uma esteticista de sua confiança, para melhorar a circulação sanguínea e o tônus muscular.

- Faça ginástica facial, que fortalece a musculatura, dificultando o aparecimento de marcas de expressão e linhas superficiais, além de estimular o tônus muscular ao redor dos olhos.

O que você não deve fazer?

- Expor-se ao sol em excesso sem a devida proteção (especialmente no rosto)

- Dormir sem retirar completamente a maquiagem

- Ingerir muito açúcar, frituras e comidas industrializadas

- Consumir cigarro, álcool ou outras drogas

- Expor-se à poluição.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal