Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

19/11/2017

Eleições nas Escolas Municipais na terça-feira em Campo Mourão

Eleições nas Escolas Municipais na terça-feira em Campo Mourão

Serão realizadas na terça-feira, 21, das 8 às 20 horas, eleições em 21 escolas municipais e 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de Campo Mourão. Concorrem às funções de diretor e diretor auxiliar das unidades de ensino professores e especialistas em educação do quadro próprio do magistério da Secretaria da Educação, escolhidos em eleição livre e direta coordenada pela Comisso Especial de Eleição.

Neste pleito poderão votar os servidores e estagiários lotados nas unidades de ensino, ocupantes dos cargos de professores, especialistas em educação, supervisores de CMEIs, monitores de educação infantil, atendentes infantis e auxiliares de desenvolvimento infantil; bem como integrantes das equipes administrativas e operacionais, pais e mães de alunos ou responsáveis legais por alunos menos de dezesseis anos e os alunos maiores de dezesseis anos.

No que diz respeito às formas de escolha dos gestores escolares, de acordo com os dirigentes educacionais municipais, a eleição é uma das categorias mais compatíveis por possibilitar participação política dos envolvidos, sendo a maneira que mais favorece o debate democrático na escola, o compromisso e a sensibilidade por parte do diretor e a co-responsabilidade de toda a comunidade escolar que participa do processo de escolha. Acreditam ainda que é a modalidade mais democrática, já que o processo começa desde as escolha dos representantes da Comissão das Unidades de Ensino até a operacionalização final do processo eleitoral. "É através das eleições que a vontade da comunidade escolar prevalece, pois é uma escolha feita por meio do voto direto e representativo. A eleição pode ser vislumbrada como um instrumento a ser associado a outros na democratização possível das relações escolares", destaca a Secretária Municipal da Educação, Tania Caetano.

A Eleição Escolar

A consolidação da eleição na escola é apenas um meio de participação cidadã. É mais um meio de chegar a tão almejada gestão democrática, porém, sozinha não garantirá essa concretização. O gestor democrático deve exercer uma liderança que incentive o desenvolvimento, o compromisso pedagógico, a responsabilidade e a qualidade de forma criativa no processo educacional. Cabe a ele o papel de coordenar as relações entre todos os profissionais, alunos e a comunidade escolar, visando uma educação que possibilite uma integração democrática e participativa entre todos os sujeitos nas unidades escolares.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal