Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

09/03/2018 | Concebido por Goioerê

Idoso: Paranaenses podem optar por incluir a informação "idoso" no RG

Idoso: Paranaenses podem optar por incluir a informação "idoso" no RG

A partir de agora, pessoas residentes no Paraná com 60 anos ou mais poderão optar por incluir a expressão “idoso” em sua carteira de identidade. A escolha foi facultada como resultado de recomendação administrativa expedida pela Promotoria de Justiça das Comunidades, do Ministério Público do Paraná, ao Instituto de Identificação do Paraná.
De acordo com o MPPR, a medida contribui para que a população idosa possa comprovar mais facilmente a sua condição e usufruir de benefícios como receber atendimento preferencial junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços e participar de programas do governo específicos.

Anteriormente, esse destaque era feito automaticamente nas carteiras de identidade das pessoas maiores de 65 anos de idade. Agora, o próprio cidadão decide se quer incluir ou não a informação, no momento da requisição do RG ou da solicitação de segunda via. A recomendação foi fundamentada no art. 1º do Estatuto do Idoso, que reconhece como idosa a pessoa que completa 60 anos, tendo o Instituto de Identificação acatado a orientação.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MP/PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal