Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

28/03/2018

Mourãoense integrou comitiva da Faciap que foi a Argentina

Mourãoense integrou comitiva  da Faciap que foi a Argentina

O mourãoense Ivan Marcelo Chiroli, presidente da Cacercopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná, integrou a caravana de empresários paranaenses que no último dia 19 visitou a cidade de Sunchales, na Argentina, em uma missão para conhecer exemplos de gestão e iniciativas associativistas daquela cidade. Diretores e presidentes de entidades do setor produtivo do estado integraram a comitiva organizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). Conhecer exemplos de gestão e associativismo foi o objetivo da viagem.

   No primeiro dia, o grupo de empresários participou de uma reunião no Fondo de Garantía Buenos Aires (FOGABA). Durante o encontro houve uma troca de experiências entre as entidades para comparar as regiões em que atuam e os processos que utilizam. O objetivo final foi buscar formas de fortalecer as ferramentas de financiamento para as pequenas e médias empresas. “O FOGABA é uma garantidora de crédito que está há muito tempo no mercado e, por causa disso, está muito a frente de nós. Aprender com a experiência deles foi enriquecedor”, conta o presidente da Cacinor, Lourival Macedo.

   A comitiva também visitou a sede do Centro de Innovación Tecnológica Empresarial y Social (CITES), um conglomerado de empresas startups de base tecnológica. O centro trabalha para desenvolver e levar ao mercado novas empresas com impacto social positivo. A comitiva da Faciap foi recebida pelos diretores, que falaram sobre a transformação que empresas tecnológicas podem causar na economia local. “É uma visão moderna de empreendedorismo e de investimento em pesquisa que deve ser copiada por qualquer país”, afirma o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa. “Quando um país investe em inovação, gera diferenciais de competitividade, o que resulta em crescimento”.

   A viagem também incluiu uma visita à sede da Sancor Seguros, em que o presidente da Faciap assinou um acordo comercial para que a federação ofereça produtos na área de seguros para associações comerciais e associados. “Uma parceria com uma empresa do porte da Sancor é mais uma ação da Faciap para garantir que o empresário, na ponta, receba todo o suporte que precisa para fazer seus negócios andarem”, diz o presidente Marco Tadeu Barbosa.

“Pudemos ver nesta viagem como o associativismo pode transformar a realidade de um território. Uma cidade como Sunchales, de 20 mil habitantes, não poderia ser tão desenvolvida e sediar empresas de grande porte se não fosse o associativismo”, conta Lourival Macedo.

 

Curta e compartilhe nossa página no FaceBook.

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Mourãoense integrou comitiva  da Faciap que foi a Argentina

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal