Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região Campo Mourão

21/06/2018

Presidente da Comcam participa de evento  do MP sobre Portal da Transparência 

Presidente da Comcam participa de evento   do MP sobre Portal da Transparência 

A presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, participou nesta quarta-feira (20) de um encontro na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, que debateu questões relativas aos Portais da Transparência e Licitações. O procurador jurídico da Comcam, Silvio Zamora, e a secretária executiva da entidade, Bianca Zamora, também participaram da reunião. 

Com o tema “Transparência na Visão do Povo”, o encontro reuniu presidentes de associações de municípios, procuradores jurídicos e secretários executivos das entidades regionais. Durante o evento, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotoria do Patrimônio Público, Bruno Sérgio Galati, afirmou que leis obrigam os municípios a oferecer à sociedade informações das prefeituras em meios eletrônicos e na internet. Segundo ele, a utilização do portal padronizará as informações prestadas, proporcionará o acesso simplificado destes dados à população e, ainda, evitará que os municípios tenham que responder em Juízo o não atendimento ao previsto na lei.

“Não é o caso de mera punição, isso não resolve as questões da administração pública. O processo é mais complexo como a tecnologia e treinamento. Hoje é um projeto de diálogo com segurança pública do que se está fazendo. O que pretendemos é facilitar o meio de comunicação para população”, afirmou o promotor. 

A presidente da Comcam e prefeita de Farol, Angela Kraus (PSDB), elogiou a iniciativa do Ministério Público. “A Comcam apóia e acompanha esta iniciativa do Ministério Público Estadual por razões óbvias: a ferramenta possibilita à sociedade o acompanhamento em tempo real do que a administração pública está fazendo pelo município”, comentou. Segundo a prefeita, a exemplo, o portal da transparência de Farol, passou por algumas modernizações, facilitando o acesso da população às informações. 

Durante o encontro, Angela cobrou do MP a padronização dos portais para que os prefeitos e municípios não sejam prejudicados com sanções. “As exigências precisam ser mais objetivas, o que tem que realmente colocar no portal item por item e o que podemos fazer de concreto para conseguir a padronização desses portais”, comentou. Ela disse ainda que principalmente em municípios menores a mão de obra técnica é difícil e que as prefeituras precisam qualificar seus profissionais. “Para contratarmos profissionais de fora fica inviável”, observou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Presidente da Comcam participa de evento   do MP sobre Portal da Transparência 
Presidente da Comcam participa de evento   do MP sobre Portal da Transparência 
Presidente da Comcam participa de evento   do MP sobre Portal da Transparência 

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal