Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

18/07/2018

Startups da região em destaque de inovação e busca de recursos para desenvolvimento

Startups da região em destaque de inovação e busca de recursos para desenvolvimento

Duas startups da Região de Campo Mourão ganharam destaque na semana passada. A primeira delas, a CyberSecurity++, fundada por Wagner Aparecido Monteverde, de Barbosa Ferraz, que foi selecionada entre as 117 empresas que estão mudando a área de Tecnologia da Informação no mercado brasileiro, em um universo de 10.085 startups avaliadas.

A pesquisa foi realizada pela Liga Insights IT Startups, aceleradora que tem parceiros de peso, como Intel, Embraer, Porto Seguro, Cisco e Gerdau; entre outros gigantes empresariais do país e do mundo.

A empresa CyberSecurity++ se destacou como inovadora na área de segurança computacional e defesa cibernética, por aplicar inteligência artificial para detecção de alertas de segurança para empresas e entidades públicas; como Rede Nacional de Pesquisa, Polícia Federal e o Centro de Respostas a Incidentes do Gabinete da Presidência da República (CTIR.gov).

Para o fundador da empresa, Wagner Monteverde, O mercado de TI Brasileiro está em constante crescimento, e para que uma empresa se mantenha no mercado deve inovar constantemente. “Desta forma várias pesquisas são realizadas mapeando este ecossistema de inovação, hoje protagonizado pelas startups. Se engana quem pensa que este tipo de inovação é somente realizada em grandes centros”, destacou.

 

Financiamento Coletivo

 

Já a startup Atla Ensino, que tem entre os seus idealizadores o aluno Savio de Oliveira Camacam, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Campo Mourão, está desenvolvendo um sistema que visa aproximar alunos, pais, professores e escola; como ambiente aberto de comunicação e onde todos os envolvidos possam estar informados e atualizados em tempo integral acerca das atividades em sala de aula, pesquisas extracurriculares e atividades de enriquecimento acadêmico.

O projeto está em fase de desenvolvimento e também busca levantar recursos via financiamento coletivo (crowdfunding). A meta é arrecadar R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Para quem quiser contribuir, o projeto está na plataforma Kickante (https://www.kickante.com.br/campanhas/atla-ensino). O mesmo tem o apoio da Fundação Educere e do Município de Campo Mourão, por meio das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Econômico.

 

Potencial de Campo Mourão

         Campo Mourão tem se destacado nos projetos e empreendedores de tecnologia. Além das indústrias de base de tecnológica na área da saúde, começam a aparecer no município as chamadas Startups, que são as empresas de tecnologia que possuem grande potencial de ganho em escala, demanda de infraestrutura e investimento relativamente baixos, e geralmente trabalham com aplicativos ou sistemas. Do lado negativo está o ambiente de alto risco da atividade.

         Nos últimos dois anos cerca de oito empreendedores residentes no município tiveram suas startups apoiadas nos principais programas de apoio do país, entre eles o Inovativa Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Endeavor, uma das organizações mais atuantes no estímulo ao empreendedorismo.

         “Com 11 instituições de ensino superior na cidade e mais de 10 mil estudantes universitários, o desafio do município é criar condições para que esse capital humano fique, encontre oportunidades de atuação e ajude a desenvolver a cidade do ponto de vista sócio-econômico, e isso tudo pelo viés empreendedor. Por isso, além dos convênios e da aproximação com as universidades, o município deverá dar continuidade a programas de apoio ao empreendedorismo nessas instituições, principalmente em programas como o EmpreendeWeek, que foi realizado ano passado e resultou no ingresso de dois projetos no hotel tecnológico da UTFPR”, observa Eduardo Akira Azuma, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal