Campo Mourão, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

13/09/2018

Emater de Roncador realiza recuperação de Nascentes

Emater de Roncador realiza recuperação de Nascentes

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), milhões de pessoas morrem todo ano devido a doenças transmitidas pela água contaminada.Entre essas doenças, as mais comunssão a hepatite a cólera, esquistossomose, giardíase, ascaridíase ou lombriga e febre tifoide. Geralmente, contrai-se tais doenças através da ingestão direta da água ou pelo consumo de alimentos lavados com água contaminada.

Por isso, torna se fundamental que haja uma conscientização quanto a importância de se consumir uma água de qualidade. Nesse sentido  o Instituto Emater vem executando ações com produtores rurais como a que aconteceu nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, em que técnicos do Instituto Ematerrealizaram uma proteção de nascente na propriedade do agricultor Rodrigo Telmo Ferri localizada na comunidade de Aterrado Alto, município de Roncador. 

A propriedade é uma das assistidas do Emater no projeto bovinocultura de leite e agora, o produtor também manifestouinteresse no projeto de proteção de nascentes desenvolvido pelo Instituto.

A metodologia utilizada para a execução da proteção da nascente foi a técnica solo-cimento que consiste em um selamento da nascente, impedindo quea água entre em contato com fatores contaminantes externos como lixo, coliformes fecais, defensivos agrícolas, matéria orgânica, dentre outros. Alémdisso, depois de pronta, receberá um tratamento a base de hipoclorito de sódio para desinfecção.

O responsável peloEmater do município, Messias Kalinoski, destaca que além do procedimento ser simples e de baixo custo, são utilizados materiais que não agridem o meio ambiente como solo argiloso, cimento, água e pedra-ferro, o que torna uma alternativa extremamente interessante para a melhoria da qualidade da água para o consumo no meio rural.

A importância do projeto de proteção de nascentes desenvolvido pelo Instituto Emater está ligada diretamente a uma melhoria na qualidade de vida da família beneficiada, ressalta a economista doméstico, Marinalva Oliveira do Emater do município. 

Segundo ela, tal iniciativa garante o fornecimento de água potável para o consumo humano bem como segurança alimentar e nutricional por meio da redução das principais fontes de contaminação que geram doenças e, como consequência, melhora os padrões de saúde do agricultor e sua família.

 

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Marinalva de Jesus Oliveira - Unidade local Emater de Roncador

Emater de Roncador realiza recuperação de Nascentes
Emater de Roncador realiza recuperação de Nascentes
Emater de Roncador realiza recuperação de Nascentes

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal