Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

20/09/2018

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência será comemorado em Campo Mourão

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência será comemorado em Campo Mourão

Será comemorado na sexta-feira, 21, em todo o país, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi oficializada em 2005, pela Lei 11.133. Entretanto, a mesma já era comemorada desde 1982. 

E no sábado, a partir das 9 horas, será realizada programação alusiva à data também em Campo Mourão, com o Segundo Encontro Municipal da Pessoa com Deficiência, na Praça São José, com uma série de atrações artísticas.

O evento é uma ação da Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria da Saúde, junto com o Centro de Reabilitação Restaurar, contando com as seguintes parcerias: Secretaria da Educação, Fundação Cultural (Fundacam), Fundação de Esportes (Fecam), Secretaria de Ação Social, Secretaria de Obras, APAE, Associação doa Autistas de Campo Mourão, Associação dos Deficientes Físicos, Conselho Municipal dos Direitos (Comude) e SESC.

O objetivo é conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; e celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencia os programas e políticas que o afetem.

9 horas – Abertura Oficial

9h30 – Hino Nacional de Campo Mourão (Alunos do Espaço Aberto)

9h40 – Coral dos Alunos da APAE

10 horas – Apresentação da Escola Municipal Urupês (Professora Vera Vital – 2º ano D)

10h10 – Apresentação Classe Especial

10h20 – Apresentação da APAE

10h30 – Apresentação da Escola Municipal Monteiro Lobato (Professoras Claudineia e Solange – 2º ano D)

10h40 – Apresentação da APAE

10h50 – Apresentação da Escola Municipal Eroni Maciel Ribas (5º ano), sobre inclusão em libras

11 horas – Apresentação da APAE

11h10 – Apresentação do Ballet Fundacam

11h20 – Apresentação da APAE

11h30 – Apresentação de Ballet

12 horas – Finalização

A Data

O 21 de Setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência. Segundo a Lei nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, visual, auditiva, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir as participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.    

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal