Campo Mourão, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

26/10/2018 | Concebido por Goioerê

Cerca de 20 mil alunos participaram dos JEPS Bom de Bola em 2018

Cerca de 20 mil alunos participaram dos JEPS Bom de Bola em 2018

Integração e emoção marcaram as finais do 65º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) – Bom de Bola, realizadas em São Mateus do Sul. A cidade com pouco mais de 41 mil habitantes recebeu pela primeira vez uma competição promovida pelo Governo do Paraná. Durante seis dias, passaram pelo município cerca de 1.500 pessoas, entre atletas, dirigentes esportivos, técnicos, arbitragem e coordenação administrativa. 

Ao receber a disputa escolar, São Mateus do Sul entrou na rota de grandes eventos esportivos estaduais. Para o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, Ricardo José Brugnago, o campeonato deixou uma marca extremamente positiva para a região. “Vimos uma competição toda baseada no fair play, com os jogadores se respeitando mutuamente, a cidade abraçou a causa junto com a prefeitura, o prefeito Luiz Adyr e seus secretários, foi um momento bastante feliz, aonde nós vemos uma interação bastante grande, com base no esporte”, enalteceu Ricardo.

O profissional ainda ressaltou a importância do esporte na formação dos alunos. “Esporte é saúde e também, por vezes, motivo para que nossos alunos permaneçam na educação, que continuem se dedicando aos estudos, porque às vezes aqueles que não se encontram nas matérias de exatas, por exemplo, se encontram no esporte. Esse é o momento de valorizar o trabalho dos professores de Educação Física, que fazem do Bom de Bola um verdadeiro sucesso e uma das maiores competições escolares realizadas na América Latina”, destacou Ricardo, parabenizando a equipe anfitriã e de Paulo Frontin que chegaram ao pódio da competição. 

Abrangência

Em 2018 cerca de 100 mil pessoas estiveram envolvidas nas disputas da 65ª edição dos Jogos Escolares do Paraná. Deste total, 20 mil alunos disputaram os Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola. Ao todo, 396 municípios estivem presentes na disputa. “É sempre uma satisfação saber que a cada ano aumenta mais o número de participantes dos jogos, saber que as crianças estão realmente fazendo esporte, esse é o dever do Estado do Paraná, esse é o nosso dever como gestores esportivos”, elencou Marcia Regina Tomadon Moreira, coordenadora geral dos JEPS.

Avaliação 

Na disputa pelo título estadual estiveram 72 equipes, que realizaram 113 jogos até serem conhecidos os campeões. “Encerramos o calendário dos Jogos Escolares com a realização do Bom de Bola aqui em São Mateus do Sul. A competição transcorreu de forma positiva, com nível técnico muito bom das equipes. No último dia choveu, mas não atrapalhou o andamento da competição. Só tenho a agradecer ao Governo do Paraná, através das secretarias de Estado do Esporte e do Turismo e de Educação, a Prefeitura de São Mateus do Sul e ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória através do chefe Ricardo, estamos bastante felizes com a estrutura nos ofertada, é sempre importante saber que as pessoas estão sendo bem recebidas, bem atendidas, o Governo do Estado tem feito sua parte e a prefeitura nos apoiou muito nesta competição”, enfatizou Marcia. 

Há oito anos na coordenação dos JEPs, Marcia avalia sua gestão. “Os Jogos Escolares é o evento de maior capilaridade do Paraná, chega praticamente em todas as cidades do Estado, difícil um evento ter essa abrangência, e a gente quer ampliar isso cada vez mais, queremos que as crianças pratiquem esporte. As crianças têm que fazer esporte antes de fazer qualquer outra coisa, antes que goste de qualquer outra coisa, têm que gostar de esporte, se vão ser atletas olímpicos isso a gente não sabe, mais que tenham oportunidade de serem grandes cidadãos, e isso estamos proporcionando a elas”, afirmou Marcia.

A gestora ainda acrescentou que uma coordenação se faz de grandes apoiadores: “Temos os Núcleos Regionais de Educação através de seus técnicos de Educação Física, que são grandes apoiadores do desporto escolar, são pessoas competentes e que se identificam com o esporte, e principalmente são comprometidas. Comprometimento é essencial na vida do ser humano para que as coisas possam dar certo, então meu agradecimento especial aos profissionais de Educação Física do Paraná, professores incansáveis que lutam por seus alunos, são eles que fazem os Jogos Escolares atingirem números cada vez maiores. Vamos aguardar a nova gestão para iniciar em 2019 novamente os Jogos Escolares”, encerrou Marcia.

No próximo ano, Campo Mourão será palco da fase final dos JEPS Bom de Bola.

Classificação Final

Masculino A

1º Colégio Estadual Carolina Lupion, de Carlópolis

2º Colégio Estadual São Mateus, de São Mateus do Sul

3º Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, de Irati

Feminino A

1º Colégio Estadual Tsuro Oguido, de Londrina

2º Colégio Estadual Rio das Cobras, de Nova Laranjeiras

3º Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste

Masculino B

1º Colégio Estadual Marmeleiro, de Marmeleiro

2º Colégio Estadual Lourdes Alves Melo, de Itaguajé

3º Colégio Paraná, de Maringá

Feminino B

1º Colégio Estadual Nereu Ramos, de Manoel Ribas

2º Colégio Estadual XIV de Novembro, de Cascavel

3º Colégio Estadual Monsenhor Pedro Busko, de Paulo Frontin

Para mais informações sobre a competição acesse a fanpage www.facebook.com/jogosescolaresdoparana.

A fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) – Bom de Bola é promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Regionais de Esporte (RE), com apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, entidades de administração do desporto do Estado e o Instituto Bom de Bola.

 

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | COM/JEPS Bom de Bola - Jaqueline Galvão

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal