Campo Mourão, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

06/11/2018

Reunião técnica em Boa Esperança sobre boas práticas no cultivo da soja

Reunião técnica em Boa Esperança sobre boas práticas no cultivo da soja

O Instituto Emater, com apoio da Prefeitura de Boa Esperança e Sementes Matsuda, realizou no dia 31 de Outubro uma reunião técnica sobre boas práticas agronômicas no cultivo de soja. Foram abordados três temas de extrema importância para o cultivo de soja no estado do Paraná, com a participação de 33 pessoas, entre técnicos e produtores dos municípios de Boa Esperança e Rancho Alegre D´Oeste.

A engenheira agrônoma Laura Helena da Silva, (unidade local da Emater de Luiziana), ressaltou a importância do Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura. No evento apresentou dados sobre o MIP realizado na última safra no estado do Paraná, uma parceria entre o Instituto Emater e a Embrapa Soja. A aplicação de inseticidas foi 48% menor na área em que foi utilizado o manejo, reduzindo o custo de controle de 4,30 sacas/ha para 2 sacas/ha. Além disso, a primeira aplicação, quando utilizado o MIP, foi realizada em média aos 78 dias após a emergência; quando não realizado o manejo, a primeira aplicação ocorreu aos 44 dias após a emergência.

O técnico em agropecuária Eduardo Campos Barbosa (unidade local da Emater de Farol) destacou a importância de realizar anualmente a inoculação das sementes de soja com o tradicional Bradyrhizobium; o uso da tecnologia em lavoura acompanhada naquele município promoveu um incremento médio de 1,8 sacas/ha. Também destacou os resultados obtidos com a coinoculação das sementes de soja com o Azospirillum, permitindo um aumento na produção de 5,6 sacas/ha. O Azospirrillumestimula a fixação biológica do nitrogênio pelo Bradyrhizobioum, podendo elevar o potencial produtivo da cultura em 16%, conforme indicação da Embrapa.

O evento teve como tema principal os resultados obtidos no consórcio de milho safrinha com Brachiaria e seus benefícios para a soja. Os dados foram apresentados pelo técnico em agropecuária Everton Souza (unidade local da Emater de Janiópolis). Dentre os benefícios do consórcio estão a manutenção da umidade do solo, a ciclagem de nutrientes, a melhoria nas qualidades físicas do solo e o controle da erosão. Também importante constatar a diminuição na necessidade de controle de plantas daninhas, uma vez que a cobertura densa proporcionada pela Brachiariadificulta a germinação do banco de sementes presente no solo. Como consequência destes benefícios a médio e longo prazos para o agricultor estão o aumento de produtividade, a redução dos custos de produção e uma melhoria da rentabilidade.

Finalizando o representante comercial do grupo Matsuda, zootecnista Donizete Sereia, enfatizou a importância dos resultados para a agricultura do país. Além disso, destacou a importância da utilização de sementes de qualidade, para garantir um adequado estande de plantas na área.
O evento previa uma visita à propriedade do agricultor IvoneyMetzeger, o que não foi possível devido ao período chuvoso. Contudo foi apresentado aos participantes uma sequência de fotos da Unidade de Referência do consórcio Milho x Brachiaria em Boa Esperança, com excelentes resultados no plantio da safra de soja deste ano.

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Gilson Martins ? Unidade local da Emater de Boa Esperança.

Reunião técnica em Boa Esperança sobre boas práticas no cultivo da soja
Reunião técnica em Boa Esperança sobre boas práticas no cultivo da soja
Reunião técnica em Boa Esperança sobre boas práticas no cultivo da soja

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal