Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

27/11/2018

Parceria realiza Curso Leite e Derivados em Barbosa Ferraz

Parceria realiza Curso Leite e Derivados em Barbosa Ferraz

Entre os dias 20 e 21 de novembro, no Salão Comunitário Santa Rita de Cássia do Município de Barbosa Ferraz, ocorreu a realização do “Curso de Derivados de Leite”, fruto de uma parceria entre EMATER, Secretaria de Ação Social e Secretaria da agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Barbosa Ferraz. Neste curso os agricultores(a) familiares do município aprenderam e aprimoraram seus conhecimentos na produção de Queijo Minas Padrão, Queijo Coalho, Ricota, Doce de Leite Pastoso e Doce de Leite de Corte e Iogurtes. 

O curso foi conduzido por Elaine Gasparello - Tecnóloga em Alimentos - que orientou na prática como aproveitar melhor o leite e transformar produtos primários em produtos derivados. Gasparello deixou sua mensagem dizendo: “Quando a gente tem conhecimento o objetivo é passa- lo; e quando passamos, agregamos valor tanto para nós quanto para as pessoas. 

Como disse no início do curso: “eu não vim ensinar, vim explicar técnicas diferentes.”Já o Secretário Municipal de Agricultura Marcílio Barbosa lembrou que: “Estruturar um curso desses é trabalhoso, mas gratificante porque vemos e sentimos o resultado na Comunidade e esse é o trabalho que fazemos e queremos continuar realizando com apoio das entidades e agricultores familiares - que são o motivo da existência dessas entidades públicas.” 

Para o extensionista Rafael Piovezan, “o curso veio em boa hora” pois a atividade leiteira é uma boa fonte de renda em Barbosa Ferraz e concentra-se nas pequenas propriedades, fornecendo ganhos mensais e promovendo agregação de valor e renda para as famílias rurais.

Valdete do Nascimento, representando as famílias participantes, fez um breve agradecimento e dizendo: “aproveitamos muito o curso, pois até então não tínhamos o conhecimento da técnica de aproveitamento do soro do leite. 

Perdíamos através do descarte; porém agora, com os conhecimentos adquiridos nesses dois dias, ele (o soro) será aproveitado e transformado em achocolatado e demais produtos que servirão de fonte de renda futura”. 

Segundo o Extensionista Local Marcelo Agenciano: “O agricultor familiar é um bom produtor, mas precisa melhorar como vendedor e cursos como esse tem justamente essa função: aumentar a capacidade final de venda, já que ao invés de um produto final: o leite, teremos dezenas de produtos diferentes para serem comercializados por esse agricultor familiar.”

No encerramento, Marcos Brito - Assistente Social da EMATER de Barbosa Ferraz – disse que o trabalho diversificado representa uma estratégia adotada pelas famílias para sua reprodução social e econômica, contribuindo para a solução das dificuldades e restrições que as afetam. Falou também sobre a importânciadasparcerias entre as instituições e os produtores rurais da agricultura familiar fortalecendo seu discurso com uma frase: sozinho não se chega a lugar nenhum.

Com a finalidade de fomentar essa industrialização dos produtos da agricultura familiar do município, esse ano ainda serão realizados mais 02 (dois) cursos, sendo um de panificados e outro de geleia e doces de frutas produzidas no município. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura e também no escritório EMATER de Barbosa Ferraz.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Instituto Emater - Unidade Municipal de Barbosa Ferraz

Parceria realiza Curso Leite e Derivados em Barbosa Ferraz
Parceria realiza Curso Leite e Derivados em Barbosa Ferraz
Parceria realiza Curso Leite e Derivados em Barbosa Ferraz
Parceria realiza Curso Leite e Derivados em Barbosa Ferraz

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal