Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

12/12/2018

Evento em parceria Prefeitura Municipal de Nova Cantú /Emater/SEED

Evento em parceria Prefeitura Municipal de Nova Cantú /Emater/SEED

Com objetivo de comemorar o dia do rio e orientar os alunos e professores sobre a importância do controle de formigas cortadeiras, foi realizado um evento em parceria prefeitura, Emater e SEED- secretaria de educação no dia 04/12/2018 no Colégio Estadual do Campo Santo Rei – E.F./E.M. - alunos do 5º ao 9º ano, Distrito de Santo Rei.

A abertura foi realizada pela diretora do Colégio Estadual Santo Rei, Elisabete Rando Pereira, evidenciando a parceria da SEED/EMATER para a valorização da Educação do Campo. O momento foi usado para lembrar a todos, a data alusiva ao dia 24 de novembro, dia do rio e a importância dos rios para o ser humano e para o meio ambiente. Por outro lado, o controle de formigas cortadeiras deve ser visto como estratégia importante para o ambiente produtivo de lavouras comerciais e de hortaliças.

Foi feita apresentação dos novos Extensionistas da EMATER -  Nova Cantú, José Carlos Denck, responsável por atender as Escolas do Campo e Grupo de Olericultores, e José Luiz Cavalcante de Oliveira que irá atender produtores de leite.

O Extensionista José Carlos Denck ministrou palestra fazendo uso de recursos audiovisuais, evidenciando a importância dos rios para o meio ambiente e bem-estar humano.

Na sequência foi apresentado conteúdo didático sobre as formigas cortadeiras procurando fixar conhecimentos básicos sobre a biologia desses insetos, hábitos de organização e reprodução e alimentação. Alunos aprenderam fazer distinção entre quenquéns e saúvas, e os grandes prejuízos que podem causar às árvores, pastagens, hortaliças, pomares, culturas anuais e perenes. Foi estimulada a interação com os alunos através de perguntas sobre o tema. Os educandos ficaram cientes que o controle das formigas cortadeiras é de extrema importância e poderão gerar enormes prejuízos financeiros e ambientais caso não seja feito o controle por parte dos agricultores e moradores urbanos.

A parte final foi destinada às perguntas da plateia onde foi possível fixar os métodos de controle: a ação seres vivos da natureza como os pássaros, tatús, tamanduás e batráquios, sendo que o meio ambiente em equilíbrio e os rios com matas ciliares preservadas, podem ajudar a manter as formigas em níveis populacionais que não causem prejuízo. Ao final foi distribuído o folder produzido pela EMATER, que contém dados, imagens e informações sobre as formigas cortadeiras e seu controle.

O palestrante lembrou que a Prefeitura Municipal bonifica com mais um kg de isca formicida a cada kg comprado pelo agricultor de Nova Cantú. Basta o produtor rural apresentar a nota fiscal da compra.

Tendo sido atingido o objetivo EMATER e Prefeitura Municipal se colocaram à disposição para contribuir com o desenvolvimento Rural Sustentável do município.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Unidade local Emater de Nova Cantu

Evento em parceria Prefeitura Municipal de Nova Cantú /Emater/SEED
Evento em parceria Prefeitura Municipal de Nova Cantú /Emater/SEED
Evento em parceria Prefeitura Municipal de Nova Cantú /Emater/SEED

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal