Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

12/12/2018

Espaço Sou Arte já leva Campo Mourão além fronteira

Espaço Sou Arte já leva Campo Mourão além fronteira

O Espaço Sou Arte conquistou ao longo dos últimos anos a admiração e respeito dos mourãoenses pelo profissionalismo e a qualidade do primoroso trabalho que realiza. Mas o que poucos mourãoenses sabem é que a companhia tem o reconhecimento e é muito requisitada para apresentações em pelo menos cinco estados brasileiros, bem como em países vizinhos, como na Argentina e Paraguai.

Edilaine Maria de Castro, diretora executiva da companhia, sorri quando é perguntada sobre a quilometragem percorrida pela companhia em 2018 para apresentações públicas, corporativistas, eventos sociais, etc. Afinal, é um cálculo difícil, pois tornou-se rotina a atuação paralela de três equipes – uma pedagógica, responsável pela formação e atendimento de projetos sociais, outra realizando espetáculos e a terceira trabalhando em eventos corporativos e customizados.

Também o total de horas de apresentações no ano é outra pergunta difícil ou mesmo impossível de ser respondida. Durante o segundo semestre de 2018, o Espaço Sou Arte esteve  presente – em média - em pelo menos sete cidades. Neste ano, o Espaço Sou Arte esteve em inúmeras cidades não apenas do Paraná, mas também do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraguai e Argentina. Em temporadas passadas esteve em  Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

A marca registrada do Espaço Sou Arte é o profissionalismo do trabalho realizado, a primorosa beleza estética e a qualidade do conteúdo apresentado, que encanta a todos por onde passa. Daí, a crescente procura e o respeito e admiração conquistados. Portanto, não são apenas os mourõenses que se rendem e aplaudem o trabalho do Espaço Sou Arte, que transformou-se em motivo de orgulho para Campo Mourão, para os mourãoenses.

2018

A diretora do Espaço Sou Arte, Edilaine Castro, salienta que 2018 foi um ano de muito trabalho, importantes parcerias e novos projetos e desafios para a companhia. Ela destaca a participação no Projeto Integrado de Coleta Seletiva, que percorreu 60 municípios do Paraná. A programação em cada localidade inclui a montagem da Lona da Sustentabilidade, com exposição de produtos fabricados a partir e resíduos; a apresentação do esquete “o Catador de Sonhos” (para os recicladores) e da palestra “Do Lixo ao Luxo” para professores. O encerramento da programação em cada cidade foi com a apresentação do espetáculo “Juliana e Romão, um Caso de Separação”. O projeto teve patrocínio da Itaipu Binacional, Unilivre e parceria do Governo do Estado, através do Instituto das Águas. 

A entidade conta hoje com aproximadamente 30 artistas profissionais, oriundos de diferentes lugares: Bahia, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Argentina, por exemplo. Outros integrantes da troupe são formados através dos projetos sociais mantidos pela Associação Sou Arte. Entre eles, os projetos “Arte que Constrói”  e “Jovem Artista Empreendedor”.

“O Espaço Sou Arte” é uma companhia de encantadores, trabalhando para que cada atividade realizada seja única, com performances realizadas através da magia do circo, da energia da dança e do encantamento do teatro”, afirma Edilaine Castro. Na sua avaliação, o crescimento alcançado se deve “a luta diária de todos os envolvidos e a expectativa é de que novos patamares sejam atingidos, com estudo e dedicação dos artistas, coordenadores e diretores”, explica. Ela acrescenta ainda: “Busca-se sempre a especialização em tudo que é feito para que os serviços oferecidos sejam de referência e qualidade dentro do segmento de atuação”, conclui.

História

Tudo começou com a criação da Companhia Téspis de Teatro, em 1991, formada por jovens alunos do antigo Centro Juvenil de Artes Plásticas  (hoje Centro de Criatividade - Cecria), da Fundação Cultural de Campo Mourão. A frente da iniciativa, a atriz e professora de artes plásticas, Edilaine Maria de Castro (fundadora também do Cecria).

Com os primeiros espetáculos, o grupo viabilizou recursos para adquirir os próprios equipamentos de som e luz. Também foi alugado um espaço para a exibição do espetáculo “Mais uma Folia de João Grilo e Chicó”, em forma de temporada. A peça ficou em cartaz 10 anos. Outra aquisição foi de uma Kombi para itinerar. Com o passar do tempo, os membros fundadores da companhia assumiram outras profissões: médicos, psicólogos, veterinários, advogados, professores, etc.

O Espaço Sou Arte surgiu em 2004, agregando outras linguagens da arte: o circo, a música e a dança. O início foi em uma modesta sala na rua Rocha Pombo (Vila Urupês), na própria residência de Edilaine Castro. Os ensaios aconteciam no quintal do imóvel. Quando os eventos eram maiores, a companhia tomava conta da rua.

Em 2005 foi fundada a Associação Sou Arte (ASA). Um dos objetivos foi amparar e desenvolver projetos sociais. Cinco anos depois, dada a demanda de maior espaço, a companhia construiu uma sede própria na avenida José Custódio de Oliveira, que hoje abriga o setor administrativo e as atividades da trupe profissional. Atualmente a associação ocupa outros imóveis em Campo Mourão para abrigar os projetos sociais, equipamentos, guarda roupa, etc.

Hoje, os integrantes que compõem o Sou Arte são produtores, diretores, dramaturgos, figurinistas, cenógrafos, coreógrafos, técnicos, educadores sociais, que desenvolvem projetos, eventos, cursos, palestras, interferências, performances, tendo a arte como principal ferramenta.

Edilaine Castro acentua: “É uma trajetória com mais de duas décadas dedicadas a incansável e delicada arte de conquistar corações, através de manifestações artísticas e culturais”. E acrescenta” O Núcleo de Criação e a Administração do Sou Arte empreende um permanente processo de pesquisa, aprendizado, práticas pedagógicas e produção de produtos e intervenções artísticas”, esclarece.

A Associação Sou Arte faz parte da Rede Circo do Mundo – Brasil, que tem como parceiro o Cirque du Soelil. “Acreditamos que estamos contribuindo de forma sustentável para a transformação de vidas e a construção de uma sociedade melhor”, finaliza Edilaine Castro, que foi secretaria especial da Cultura de Campo Mourão  na ultima gestão do prefeito Tauillo Tezelli.

Cidade Natal

A forma arrojada de atuação da Associação Sou Arte e sua capacidade de produção de grandes espetáculos e desenvolvimento de projetos de envergadura tornaram-se inquestionáveis para os mourãoenses com o trabalho realizado em 2017 e neste ano de valorização do sentimento de Natal em Campo Mourão. A pedido do prefeito Tauillo Tezzeli, a entidade qualificou-se junto Ministério da Cultura e teve projeto aprovado para a captação de recursos de empresas patrocinadoras através da Lei Rouanet.

Em 2017 a cidade teve o melhor Natal da sua história. E não resta dúvida que o sucesso alcançado neste ano já supera o êxito de 2017. A realização de espetáculos em bairros, inclusive com a ambientação de praças, foram algumas das novidades. Foi a primeira vez nos 71 anos de Campo Mourão que a programação natalina contemplou também os bairros.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Espaço Sou Arte já leva Campo Mourão além fronteira
Espaço Sou Arte já leva Campo Mourão além fronteira
Espaço Sou Arte já leva Campo Mourão além fronteira
Espaço Sou Arte já leva Campo Mourão além fronteira

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal