Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

15/12/2018

Protegendo nascente e a história de uma comunidade

Protegendo nascente e a história de uma comunidade

A proteção de nascentes visa preservar a água, sendo esta, um dos mais preciosos recursos naturais disponíveis aos seres humanos, representando o maior percentual na composição de plantas e animais. Devido sua importância, cuidados relativos melhora da qualidade da água devem ser constantemente implementados. O uso da técnica solo-cimento pelo seu baixo custo, torna-se acessível aos mais diversos públicos, podendo ser utilizada com o objetivo de reduzir a contaminação das fontes e possibilitar a melhoria da qualidade da água (ALEMÃO, 2017).

Na comunidade do Alto São João, localizada no município de Roncador, uma nascente parcialmente protegida por paredes de tijolos era no passado, entre as décadas de 70 e 90, o abastecedouro de água da comunidade e foi alvo do projeto “Águas que contam história” realizado pelo Colégio Estadual do Campo do Alto São João e visou o tombamento da mesma como patrimônio histórico e cultural, tornando-a símbolo de preservação das nascentes. O colégio participou da etapa regional em Campo Mourão e foi selecionado com mais quatro escolas para representar o Núcleo Regional de Campo Mourão na etapa estadual em Foz do Iguaçu na V Conferência Nacional Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente, evento que teve como tema “Vamos Cuidar Do Brasil Cuidando Das Águas”.

“As pessoas buscavam água em baldes e latas, essa água era usada para beber, cozinhar, tomar banho e na limpeza. Nas escolas os funcionários buscavam água para fazer a merenda, para beber e para limpeza. A roupa era lavada no entorno da mina, os moradores se associavam e compravam tanques para lavagem de roupa, outros tinham “batedores” (tabua para lavar roupa), sendo a mina ponto de encontro da comunidade. Em 1990 a SANEPAR fez o saneamento básico no distrito de Alto São João, com isso a mina ficou esquecida pela comunidade, sendo cuidada por um morador próximo que a cercou e tenta preservá-la da melhor maneira possível.”

O projeto teve início no interior da escola de forma interdisciplinar. Nesse processo foram apresentados diversos temas ligados aos recursos hídricos que foram abordados conscientizando os alunos e envolvidos sobre a importância da preservação dos recursos naturais e neste caso, também da história da comunidade local.

Para a implementação do projeto a direção da escola contou com o apoio da  Secretária Municipal da Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater de Roncador, a proteção foi realizada, 05/12/2018.

Alguns alunos do 9º ano, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo de Alto São João acompanhados pelos professores Vilma Cristina da Silva e Adelino Silva, turma do 4º da Escola Municipal Afonso Camargo com a Profª Claudirene Cardoso da Silva e funcionários da Secretaria Municipal da Agricultura e Emater.

Pela proteção dos recursos naturais não se deve medir esforços para sua idealização, neste caso, para preservação dos recursos hídricos na comunidade houve um trabalho desenvolvido no sentido de conscientizar os alunos, mobilizando os mesmos, professores, pessoas da comunidade e órgãos da esfera pública municipal e estadual. Essa mobilização somada a consciência ambiental impacta positivamente em minimizar os efeitos das atividades humanas sobre a disponibilidade dos recursos naturais e manutenção da sua qualidade preservada. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Unidade local do instituto Emater de Roncador

Protegendo nascente e a história de uma comunidade
Protegendo nascente e a história de uma comunidade
Protegendo nascente e a história de uma comunidade
Protegendo nascente e a história de uma comunidade
Protegendo nascente e a história de uma comunidade

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal